Aprenda a se vender na entrevista de emprego

empregos
27.03.2017, 04:30:00
Atualizado: 27.03.2017, 08:08:27

Aprenda a se vender na entrevista de emprego

Marketing pessoal pode auxiliar candidato a conseguir vaga

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


A disputa por uma vaga de emprego, da apresentação do currículo à participação na entrevista, é um momento de autopromoção. Para se destacar,  o candidato deve vender a convicção de que será uma boa aquisição para a empresa contratante. O CORREIO ouviu dicas de especialistas de marketing pessoal para que os candidatos se destaquem o suficiente  nessas etapas para conquistar o posto de trabalho desejado.

De acordo com Tereza Costalima - diretora teatral que ministra o workshop Teatro como Estratégia: Marketing Pessoal para Profissionais - o candidato deve “saber quem é, com quem está se relacionando e o que quer comunicar” para ter consciência dos pontos fortes e fracos. 

O especialista Marcus Ribeiro, diretor executivo da empresa DNA de Marketing e Treinamento, afirma que “é bom ficar atento, tanto ao mundo offline quanto o online, já que eles são considerados no momento da seleção”. Ser o próprio marqueteiro, nesse caso, vai desde a força empregada no aperto de mão até o post no Facebook.

Em ambos os casos, um dos pontos verificados é a vestimenta. De acordo com Técia Caetano, sócia da Sociedade Brasileira de Coaching, para escolher a roupa da entrevista, vale observar como as pessoas se vestem na empresa. “Não se deve mostrar o que não é, mas é preciso se adequar. Na dúvida, sempre deve optar por preto e branco”, diz.

Marcus Ribeiro recomenda atenção com posts nas redes sociais (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO)

Dicas de marketing pessoal

Currículo  Antes de enviar o currículo, é preciso identificar quais são os valores da empresa. A partir disso é possível se vendermostrando no documento o que vai agregar valor para a organização.

Pontos fortes  É preciso ter consciência dos pontos fortes e de onde precisa melhorar. Isso ajuda a definir os pontos que precisam ser melhorados e o que deve ser mostrado.

Personagem  É válido colocar em ação um personagem de acordo com o contexto do trabalho, o que abarca desde a vestimenta até o tom de voz. Contudo, é importante saber que essa construção não pode criar uma farsa.

Empatia  É interessante criar uma ligação com o recrutador. Sorrir de maneira sincera, falar no mesmo tom e velocidade de voz e fazer perguntas que demonstrem conhecimento e curiosidade sobre a empresa.

Contato visual e escuta  Fazer contato visual e ter atenção ao que está sendo dito é uma forma de manifestar interesse. Olhar o relógio, bocejar e demonstrar impaciência pode ser interpretado como desentusiasmo ou desdém. 

Postura  É importante manter a coluna ereta, evitar olhar pra baixo e se balançar com frequência. Esses fatores serão determinantes para demonstrar confiança. 

Online  No mundo online também é importante ficar atento. É bom evitar publicações que comprometam a própria imagem. Conteúdos polêmicos e frases como ‘Odeio segunda-feira, chega logo sexta!’ não são vistos com bons olhos pelos recrutadores.


***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/leonardo-villar-protagonista-de-o-pagador-de-promessas-morre-aos-96-anos/
Ele eternizou o personagem Zé do Burro em filme premiado que se passa na Bahia
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ciclone-bomba-onda-derruba-portao-e-invade-garagem-de-predio-em-sp-assista/
Ressaca atingiu praias na Baixada Santista e deixou rastro de destruição
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mestre-lourimbau-e-localizado-e-esta-internado-em-hospital-no-pau-miudo/
Parentes e artistas fizeram campanha para encontrar berimbalista de 72 anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nissan-frontier-conquista-pelo-conforto-a-bordo/
Jornalista rodou pela Bahia com a cabine dupla com motor biturbo a diesel. Assista ao vídeo com as impressões
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/paulo-vieira-nao-cansa-de-fazer-rir/
Humorista já fez cinco programas na Globo, incluindo o Fantástico e vai estrear programa no Globoplay
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/live-discute-cobertura-e-influencia-da-imprensa-na-guerra-da-independencia/
Assista à live-aula especial sobre o Dois de Julho com Nelson Cadena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/neto-ocupacao-em-84-eu-abro-tudo-colapsa-o-sistema-e-o-culpado-vai-ser-quem/
Prefeito de Salvador diz que manterá restrições para preservar vidas e garante não temer pressões: ‘Só vamos abrir o comércio quando for possível’
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/whatsapp-anuncia-figurinhas-animadas-e-video-chamadas-com-ate-8-pessoas/
Modo escuro também está entre as novidades; veja vídeo e saiba mais detalhes
Ler Mais