As memórias de Natal de oito personalidades baianas

coluna vip
25.12.2018, 05:00:00

As memórias de Natal de oito personalidades baianas


O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


O Natal chegou! E, para celebrar, a coluna fica especial. No lugar de notinhas exclusivas, fomos atrás de oito personalidades baianas, para saber algumas das memórias que elas guardam da data.

A coluna Vip entrou no clima de Natal
(Foto: Shutterstock/Reprodução)

Bell Marques e os filhos, Rafa e Pipo, falam da tradição de sempre estarem juntos. A stylist Livia Cady ri de um costume do pai. O chef Gabriel Lobo, do Sagaz Assador, lembra das comidas servidas na ceia em casa e o joalheiro Carlos Rodeiro, de um presente que o marcou. Já o artista plástico Elano Passos se recorda das traquinagens que fazia na infância, e o ator Érico Brás, de um mico com um amigo.

Ficou curioso? Leia tudo abaixo.

Oops...
Tragicômica. Assim foi uma das celebrações de Natal na casa do ator Érico Brás. “Uma vez, eu vim de Portugal e trouxe um Vinho do Porto, muito bom e caro, de lá - já pensando na ceia com a família. Cheguei, expliquei para todo mundo sobre a bebida...", diz.

Érico Brás: Vinho do Porto comprado pelo ator ganhou versão exótica
(Foto: Mauricio Fidalgo/TV Globo)

Até aí, tudo bem. Mas... "Um amigo, depois que eu servi, provou um gole e falou: ‘pô, velho, que vinho ruim é esse? Isso vai ficar bom com refrigerante dentro’... e botou Coca-Cola! Estragou o vinho, caríssimo, que eu gastei meus euros para comprar... Tomou com refri!”, lamenta o baiano, rindo.

Todos reunidos
Com uma família de artistas, em que todo mundo vive fazendo shows pelo Brasil, é até difícil reunir todo mundo em casa. Menos no Natal dos Marques.

“A gente sempre teve essa como uma das datas certas no ano em que vamos conseguir estar todos juntos. Crescemos com nosso pai viajando muito e, mesmo sendo presente, acabávamos ficando um tempo afastados. Então, o Natal, que já é especial, tem um sabor ainda melhor pra gente. Por isso, sempre caprichamos muito na ceia”, lembram os cantores Rafa e Pipo Marques. 

Pipo, Bell e Rafa: todos sempre juntos no Natal dos Marques
(Foto: Fabio Cunha/Divulgação)

Bell concorda. “Me esforço muito para estar o máximo de tempo com meus filhos e Aninha, mesmo com a rotina super corrida. E a noite de Natal sempre foi uma garantia na minha correria, porque eu não deixava que marcassem shows. Ficava muito feliz e ansioso em saber que a data estava chegando. É realmente um momento muito mágico e aguardado - talvez mais do que para outras pessoas”.

Brincadeira de criança
O Natal na casa do artista plástico Elano Passos sempre foi animadíssimo. Pelo menos para a turma mais nova.

“As reuniões são bem tradicionais na família, acontecendo onde minha avó estava. Eram esperadas porque conseguíamos juntar a maior parte da galera. E, como todo encontro tradicional, tinha o momento de orações. Mas imagine reunir um monte de jovens, primos de todos os cantos e idades - a diversão era certa!", fala.

Quando menor, Elano aprontava com os primos na reunião da família
(Foto: Divulgação)

Ele segue: "De esconder os pratos da ceia na escada do prédio até ficar com o controle do som ligado e, toda vez que um adulto começava a oração, um dos primos tocava nas alturas Gal Costa. Lógico que meu pai só olhava pra gente atravessado, mas fazia parte das traquinagens de criança”, recorda.

Influência gringa - e saborosa
Na casa de Gabriel Lobo, chef do Sagaz Assador (Rua João Gomes, 148, Rio Vermelho), as memórias natalinas têm um toque europeu.

Gabriel: ceia com leitão assado e lentilha com chorizo picante
(Foto: Divulgação)

“Minhas lembranças do Natal são muito saborosas. Sempre me recordo da família reunida em torno do leitão assado no forno a lenha que a gente tinha - algo bem espanhol e que me remete muito à minha história. Em todo o tempo, tivemos uma ceia muito simples, mas muito deliciosa, com muita salada, farofa de cebola frita e lentilha com chorizo picante, que minha avó fazia muito bem".

Natal ou Halloween?
A véspera natalina na casa dos Cady tinha uma tradição. Quando os filhos - Daniel, Livia, Melissa e Ana Clara - eram pequenos, William, pai do quarteto, sempre se vestia de Papai Noel. Mas não dava muito certo... 

Stylist, Livia ri de um look usado pelo pai toda noite natalina
(Foto: Reprodução/Instagram)

"Ele entrava toda noite de Natal assim. Só que a fantasia tinha uma máscara - muito tosca! E, toda vez que ele aparecia com essa máscara, as crianças se assustavam, ao invés de ficarem felizes. Tinha uma prima minha, em especial, que chorava muito! Mas, todo ano, voltava a fazer a mesma coisa", ri a stylist Livia Cady.

Presente dos sonhos
Tem coisa melhor do que a gente ganhar uma coisa que quer muito? E quando é um desejo da infância então... O joalheiro Carlos Rodeiro se lembrou de uma ocasião especial assim.

Carlos Rodeiro: bote eternamente na memória
(Foto: Divulgação)

"Uma vez, cheguei no Yacht Clube da Bahia e tinha um menino com um botezinho e um remo dentro da piscina. Eu fiquei louco por aquilo! Dormia e acordava pensando nisso. Aí meu pai comprou em Miami, nos Estados Unidos, e me deu de presente de Natal. Isso realmente me marcou".

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/abner-pinheiro-publica-foto-com-bebe-nunca-vou-desistir-de-voce/
Briga após influencer baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-polemica-com-teste-de-dna-e-traicoes-sthe-vai-processar-abner/
Briga após influencer baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-live-com-miley-cyrus-anitta-e-chamada-de-icone-pop-brasileiro/
Cantoras conversaram via Instagram e dançaram Rave de Favela
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ajustes-deixaram-a-ranger-mais-competitiva/
Em vídeo, Antônio Meira Jr., explica o que mudou na picape da Ford
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-teste-de-dna-e-traicoes-abner-e-sthe-ganham-mais-de-16-mi-de-seguidores/
Treta após baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado do mundo nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/baco-exu-do-blues-lanca-ep-contra-o-tedio-da-quarentena/
Preso em casa, artista produziu nove faixas em três dias
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bolsonaro-muda-o-tom-e-diz-que-coronavirus-e-maior-desafio-da-nossa-geracao/
Presidente criticou isolamento mais rígico e voltou a ser alvo de panelaços; veja vídeos em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/leo-picon-admite-ser-o-ex-em-comum-de-manu-gavassi-e-rafa-kalimann/
Participantes do BBB falaram, no programa, que já se relacionaram com a mesma pessoa
Ler Mais