Às vésperas da votação de denúncia por corrupção, Temer comemora resultados da economia com vídeo no Facebook

24H
29.07.2017, 15:12:00
Atualizado: 29.07.2017, 15:31:32

Às vésperas da votação de denúncia por corrupção, Temer comemora resultados da economia com vídeo no Facebook

Em menos de 24 horas, o presidente publicou três vídeos na rede social ressaltando a “agenda positiva” do seu governo

O Palácio do Planalto divulgou neste sábado (29), mais um vídeo na conta oficial de Michel Temer no Facebook. Desta vez, o vídeo do presidente é para comemorar os resultados da economia.

No vídeo, Temer diz que o governo “está melhorando a economia. A inflação baixou no mês de junho. Nos últimos 12 meses está em 3,5% contra mais de 10% quando assumi a Presidência da República no ano passado”, diz.

Segundo Temer, "o governo está melhorando a economia" (Foto: Antonio Cruz/AG. Brasil)

Outra boa notícia, segundo o presidente, é que pela primeira vez em quatro anos a taxa básica de juros, a Selic, está abaixo de dois dígitos. Na última quarta-feira (26), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu a Selic em 1 ponto percentual para 9,25% ao ano, o menor nível desde agosto de 2013. “Os juros caíram para 9,25% ao ano. É a sétima queda seguida. Isso é importante para você que quer comprar a casa própria, adquirir um carro ou eletrodoméstico, por exemplo”, enumera Temer no vídeo.

O presidente acrescenta que as boas notícias não ficam apenas nas quedas do desemprego e da taxa Selic, ele ressalta ainda que a produção industrial do país avançou e cresceu 4% em relação a maio do ano passado. “Essa semana demos ainda um passo decisivo na modernização das leis do setor mineral. Eliminamos entraves, facultamos atividades de pesquisa, fortalecemos a segurança jurídica, simplificamos processos e criamos a Agência Nacional de Mineração. Tudo isso respeitando o meio ambiente. Esses bons resultados só nos aninam a continuar trabalhando pelo Brasil. Vamos em frente”, finaliza o presidente.

Estratégia

Na sexta-feira (28), Michel Temer divulgou outros dois vídeos. No final da tarde, foi publicado um, especificamente, para comemorar a queda da taxa de desemprego. O presidente também anunciou nesse mesmo vídeo o adiantamento das parcelas do 13º salário para os aposentados.

A intensificação das postagens com pronunciamentos do presidente nas redes sociais acontece dias antes da votação, na Câmara Federal, das denúncias contra Temer por corrupção passiva. A votação está agendada para a quarta-feira (2) e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, já anunciou que espera quórum de 480 deputados na votação.

Além disso, o governo Temer, segundo pesquisa Ibope divulgada na última semana, é o mais impopular da série histórica do instituto, que mede a popularidade dos presidentes desde 1986. Segundo a pesquisa, apenas 5% dos entrevistados avaliam a gestão de Michel Temer como boa ou ótima.

O presidente fará uma reunião, neste domingo (30), no Palácio do Jaburu, em Brasília, com ministros e deputados da base aliada do governo, para discutir a votação na Câmara marcada para a próxima quarta-feira. Na última semana, o presidente realizou diversas reuniões para estabelecer uma estratégia para barrar o envio das denúncias contra ele para o Supremo Tribunal Federal (STF). 

A denúncia de corrupção passiva contra o presidente foi apresentada pela Procuradoria Geral da República (PGR) após depoimento dos irmãos e empresários Joesley e Wesley Batista, donos do grupo JBS. Em acordo de delação premiada, Joesley Batista teria entregue gravações de conversas com o presidente em que o mesmo teria concordado com o pagamento de propina ao ex-deputado Eduardo Cunha.

Veja o vídeo do presidente:

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas