Às vésperas do Carnaval, Ondina ganha nova orla requalificada

salvador
18.02.2020, 14:23:00
Atualizado: 18.02.2020, 18:48:21
((Foto: Arisson Marinho/CORREIO))

Às vésperas do Carnaval, Ondina ganha nova orla requalificada

Bairro ganhou nova calçada, pavimentação e iluminação

O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


Faltam apenas dois dias para a abertura oficial do Carnaval e quem curte a folia acordou com uma boa notícia: a nova orla de Ondina foi inaugurada nesta terça-feira (18). Ou seja, durante a folia, nada de obras no Circuito Dodô (Barra-Ondina).

A segunda etapa das obras de um dos principais palcos onde os foliões acompanham a passagem dos trios elétricos contou com implantação de novo asfalto e passeio em concreto, além de ciclovia, meio-fio em granito, iluminação em LED, drenagem e requalificação da Praça das Gordinhas. 

As intervenções ocorreram em um trecho de 1,6 km de extensão e tiveram investimento de R$ 32 milhões. As obras foram divididas em dois trechos: entre a Praça das Gordinhas (Eliana Kértesz) e a Praça Orugan, e entre o restaurante Sukiyaki até a Curva da Paciência. 

A cerimônia de inauguração ocorreu no calçadão da Avenida Oceânica, em frente ao Camarote Salvador, e contou com as presenças do prefeito ACM Neto, do vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, e demais lideranças municipais.

Foto: Max Haack/Secom

Segundo o gestor municipal, a entrega feita perto da festa tem como principal objetivo ofertar mais conforto e comodidade para os foliões durante o Carnaval.

"A gente correu, porque tinha o prazo de Carnaval e muita gente perguntava se a obra ia ficar pronta realmente. Asseguramos que sim e hoje estamos entregando dois dias antes da abertura oficial, em plenas condições. Esse ano, teremos um Carnaval especial, porque temos a orla inteiramente requalificada, com mais espaço para as pessoas. Procuramos valorizar o pedestre, agora temos calçadas mais largas, novo paisagismo e iluminação”, pontuou Neto.

Ainda de acordo com o gestor municipal, novos investimentos seguirão sendo feitos após a realização dos festejos.

“A prefeitura continuará com seu investimento permanente na requalificação da cidade, com um olhar muito especial para a orla. O trabalho não para, mesmo durante o Carnaval”, afirmou.

Já Reis destacou o cumprimento do prazo de entrega da obra antes do início do Carnaval e explicou os detalhes das intervenções realizadas. Segundo ele, já são 22 trechos de obras que a prefeitura entrega após requalificação.

"Retiramos todos os postes e fiações que atrapalharam a vista dos camarotes e também dos foliões da rua. É uma obra que ficou muito boa e, sem sombra de dúvidas, valoriza muito essa área e com isso vamos devolvendo a cidade ao cidadão, preparando-a para receber os visitantes durante o Carnaval”, contou.

Trânsito
Com as obras concluídas, a mobilidade na região de Ondina precisou passar por alterações e contará com binários de trânsito - divisão de vias principais. De acordo com o superintendente de Trânsito do salvador (Transalvador), ‎Fabrizzio Muller, a mudança vai melhorar o fluxo de veículos na região.

Ele explicou que na Praça das Gordinhas terá um binário até a Rua Sabino Silva, fazendo com que a marginal da Avenida Oceânica tenha sentido único na direção do Rio Vermelho-Barra. Além disso, a via terá sentido único na direção Barra-Rio Vermelho.

“As pessoas têm agora as duas vias em sentido único: tanto a marginal quanto a principal. Tenho certeza que, além de segurança para o pedestre, vamos ter uma via muito mais tranquila para os condutores. Tudo foi pensado. Fizemos um estudo, analisamos e levamos em conta a presença de escolas, igrejas e hotéis do bairro, instalamos recuos exatamente para se manter as três faixas no sentido Sabino Silva e continuar oferecendo estacionamentos por conta das escolas”, explicou.

Circuito Osmar (Campo Grande)
Neto também comentou sobre o Circuito Osmar, já que também acontecem obras de requalificação na Avenida Sete. Segundo ele, a prefeitura monitora as áreas de intervenção e vai cumprir o prometido, de liberar as vias para a realização da festa, e retomará os trabalhos depois da Quarta-feira de cinzas.

“Todo mundo pode ficar tranquilo, pois a gente vem monitorando essas áreas de Carnaval onde estava tendo obras. Como tínhamos prometido, inauguramos a obra de Ondina antes do Carnaval. Nas outras localidades, a gente vai liberar para a festa acontecer e, a partir de quinta-feira (27), retomamos as execuções das obras. Não há nenhum risco para o folião que vai estar em qualquer um desses locais da cidade”, assegurou.

Aprovado
Debruçada na janela, a aposentada Maria das Graças Sacramento, de 63 anos, observava a movimentação da rua durante visita à casa da irmã, a também aposentada Elita Sacramento, 54. Com uma vista privilegiada para o Circuito Dodô, ela contou que gostou do que viu na orla da Ondina.

"Gostei muito do que vi, está muito diferente do ano passado, quando vim para o Carnaval. Estive aqui em junho também e já estava em obras. Agora, temos uma vista privilegiada da festa e vamos poder juntar toda a família e curtir o Carnaval da janela de casa mesmo, sem agonia", disse a aposentada, que mora no Rio de Janeiro.

À esquerda, Marida das Graças acompanhava o movimento na rua ao lado da irmã
(Foto: Arisson Marinho/CORREIO)

Do outro lado da rua, ao lado do seu cachorro de estimação, o engenheiro agrônomo Carlos Libório, 53, acompanhava a cerimônia de inauguração. Ele, que mora no bairro há 42 anos, disse que nunca tinha visto a orla tão bonita quanto agora.

“Realmente ficou muito bom, muito espaçosa. Proporciona para a gente, que é morador, e também para turistas, espaços para se encontrar mais, passear mais, correr, passear com os cachorros, como estou fazendo hoje. A nova orla vai unir muito mais as pessoas do bairro. A Ondina melhorou em 100%”, avaliou.  

Carlos deu uma pausa no passeio para acompanhar a inauguração da nova orla da Ondina
(Foto: Arisson Marinho/CORREIO)

A nova orla de Ondina já será inaugurada hoje, com o Pipoco, festa comandada pelo cantor Léo Santana, que começa às 19h. Ele se apresentará no Circuito Tapajós (Ondina-Barra) e promete reunir uma multidão. 

*Com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cronista-da-velha-sao-salvador-riachao-imprimiu-marca-pessoal-no-samba/
Cantor e compositor morreu na madrugada de segunda-feira (30), aos 98 anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/com-musica-dedicada-a-babu-baco-exu-do-blues-lanca-novo-album/
Com 9 músicas, incluindo faixas com críticas a Bolsonaro, EP foi disponibilizado nesta segunda-feira (30)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/itau-cultural-lanca-webserie-gratuita-sobre-preconceito-violencia-e-desigualdade/
Nos primeiros episódios, Novo Mundo traz depoimentos de pastores evangélicos e é opção de reflexão nos dias de quarentena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/salvador-unida-das-janelas-moradores-cantam-parabens-para-salvador/
O CORREIO convidou e soteropolitanos confinados aderiram ao aniversário coletivo de 471 anos da capital
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gusttavo-lima-quebra-recorde-do-youtube-com-live-direto-de-sua-casa/
Foram 5h de show, 750 mil acessos simultâneos e 10 milhões de visualizações
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/coronavirus-sindico-instala-pia-na-entrada-de-predio-para-ajudar-vizinhos-idosos/
Espanhol radicado na Bahia decidiu ajudar na higiene no prédio que é síndico em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/a-fe-nao-costuma-faia-como-manter-a-religiao-em-isolamento/
O amparo na religiosidade é a salvação para muitos soteropolitanos; tecnologia é aliada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/janelas-da-quarentena-do-dj-ao-saxofone-vizinhos-transformam-isolamento-em-uniao/
Baiano é outro nível... Nos últimos dias, movimento tomou conta de Salvador: tem até Carnaval dentro de casa; confira
Ler Mais