Audiência para discutir concessão da Ceasa é adiada

De acordo com a SDE, adiamento deve ampliar consulta pública; veja nova data prevista

  • D
  • Da Redação

Publicado em 1 de setembro de 2021 às 15:32

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arquivo CORREIO

A audiência pública de apresentação do Projeto de Concessão da Ceasa, que estava prevista para acontecer nesta quarta-feira (1), foi adiada para o dia 16 de setembro, às 9h. Promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), que gerencia o Centro de Abastecimento de Salvador (Ceasa), a reunião tem como objetivo discutir o processo de concessão, que está sendo questionado pelos trabalhadores do local.

De acordo com a SDE, o adiamento tem o propósito de ampliar a escuta do público interessado. Durante a audiência, que acontecerá de forma virtual pelo YouTube da secretaria, o público poderá se manifestar através de um formulário que estará disponível na descrição da transmissão.

Em nota, a SDE ressaltou que já foram realizadas cerca de 20 reuniões abertas com a participação de representantes dos permissionários, comunidade civil, empresas interessadas e Ministério Público do Trabalho.

Na manhã desta terça-feira (31), um protesto foi organizado pelos permissionários e ambulantes na BA-526, conhecida como Cia-Aeroporto. Os manifestantes bloquearam duas faixas da via e atearam fogo em pneus e pedaços de madeira, além de impedir o acesso à Ceasa. Houve retenção e o congestionamento se estendeu até a altura da BR-324. Equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros foram até o local para conter o incêndio e ordenar o trânsito. 

A concessão da Ceasa está prevista para acontecer ainda este ano, mas os trabalhadores querem uma revisão do plano e diálogo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE), responsável pelo equipamento. 

De acordo com a SDE, foi  instituída, no dia 16 de agosto,  uma  comissão  para  acompanhamento dos  atos  de regulação dos  usuários  da  Ceasa. 

A Consulta  Pública  do  processo  de  Concessão  da  Ceasa, aberta no dia 6 de julho, pode ser acompanhada através do site. Toda a população  baiana  pode  participar  do projeto, enviando sugestões  através de formulário próprio disponibilizado no site e do e-mail: [email protected].