Avanços tecnológicos exigem educação continuada dos profissionais de saúde

educação
24.07.2018, 12:04:56
Atualizado: 24.07.2018, 12:15:22
Prática é fundamental em especializações médicas (Divulgação)

Avanços tecnológicos exigem educação continuada dos profissionais de saúde

Instituições oferecem cursos de especialização de alto nível

A especialização é importante para todo e qualquer profissional. Em algumas áreas, como a de saúde, os recém-formados já saem da graduação buscando uma especialização. Por serem de cursos muito generalistas, devido ao extenso campo de atuação disponível, os estudantes precisam pensar em desenvolver habilidades específicas.

Com o avanço acelerado de novas tecnologias, as especializações se tornaram ainda mais aliadas destes profissionais. São habilidades aprimoradas, novos medicamentos descobertos, equipamentos mais modernos e tantas outras possibilidades que impactam diretamente nas vidas dos profissionais e de seus pacientes.

“Quando escolhe essa área, o profissional de saúde tem que imaginar que vai estudar para o resto da vida, porque a informação se atualiza com uma velocidade enorme”, ressalta Maria de Lourdes Freitas Gomes, Pró Reitora de Ensino de Graduação e Pós-graduação da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). Isso porque, segunda a pró reitora, os procedimentos são reinventados a todo momento. “Além da prática relacionada à questão do conhecimento, o profissional tem que se atualizar com o desenvolvimento das habilidades”, pontua.

Aprendizagem
A constante pesquisa facilita diagnósticos, tratamentos e prevenção de doenças. “Na educação médica, na prática e na terapêutica, a tecnologia tem oportunizado a redução do erro médico”, destaca Ronaldo Carneiro, coordenador acadêmico do curso de medicina da FTC.

Alguns dos facilitadores são, para ele, a entrada da inteligência artificial, a concentração de grandes dados e a telemedicina. “A tecnologia passou a facilitar o diagnóstico à distância. Profissionais de saúdes de diferentes países se conectam para trocar experiências”, ressalta.

Para que a tecnologia seja usada a favor dos profissionais da área de saúde, instituições renomadas estão se preparando com cursos de especialização de alto nível. Em Salvador, a FTC está construindo laboratórios modernos de simulação realística, equipados com manequins robotizados capazes de simular respiração e até os batimentos cardíacos.

Com este investimento, a FTC vai se tornar, em breve, referência na graduação de novos médicos e, também, espaço de contínuo aprendizado de profissionais que já atuam na área.

Já a EBMSP tem como um dos destaques da extensa programação de pós-graduação o Mestrado em Tecnologia em Saúde. O foco é educar profissionais com sólida formação técnico-científica e capacidade de atuação interdisciplinar em diversos campos da pesquisa.

“Temos muitos profissionais de saúde inovando, criando e desenvolvendo patentes. Muitas vezes a gente vê um produto já no mercado e não imagina que ele nasceu da prática e da necessidade essencial”, destaca Maria de Lourdes.

Segmentação
A grande procura por especializações tem aumentado a demanda de instituições mais segmentadas. Focada na qualificação dos médicos, a Faculdade IPEMED de Ciências Médicas oferece, há 12 anos, cursos de pós-graduação bem conceituados pelo MEC. São 10 especialidades, todas ministradas por professores especialistas ou com titulação de mestre e doutor. A Bahia é um dos cinco estados de atuação.

Segundo o Diretor de Ensino da Faculdade IPEMED, Iure Kalinine, um dos principais diferenciais da instituição está na preocupação em oferecer profundo conhecimento teórico à prática clínica. “Temos parcerias com hospitais de ponta e mantemos ambulatórios próprios. Essa possibilidade de atuação prática supervisionada, além de garantir uma preparação mais adequada, auxilia àqueles que pretendem prestar provas de título, contribuindo com a carga-horária prática exigida nos editais”, destaca.

Para oferecer diferentes oportunidades de aprendizado e agregar ainda mais valor ao currículo dos alunos-médicos, a Faculdade IPEMED de Ciências Médicas oferece, também, a possibilidade de um período de atualização no exterior. Alunos, ex-alunos e a comunidade médica em geral são convidados para a participação em um dos programas de atualização nos Estados Unidos.

O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.




Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/grupo-de-pms-grevistas-faz-carreata-ate-o-cab-para-cobrar-medidas-do-governo/
Justiça negou pedido do MPE para suspender as atividades da Aspra
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/dulce-e-pop-1a-missa-para-santa-dulce-dos-pobres-tem-exibicao-de-reliquia/
Caridade de Irmã Dulce, agora Santa Dulce dos Pobres, foi destacada pelo arcebispo primaz de Salvador e do Brasil
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/irma-dulce-iluminou-o-mundo-diz-dom-murilo-em-1a-missa-do-mundo-para-a-santa/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/maestro-da-mao-abencoada-tocada-por-dulce-duas-vezes-e-pelo-papa-francisco/
Na cerimônia de canonização, miraculado levou taça de ouro com pétalas de rosas brancas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/festa-com-dende-em-roma-baianos-celebram-santa-dulce-com-hino-carnavalesco/
Baianidade Nagô animou comemoração de baianos após a cerimônia, na Praça de São Pedro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/el-camino-filme-de-breaking-bad-ja-esta-disponivel-na-netflix/
Produção acompanha o que aconteceu com Jesse Pinkman após o fim da série
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/roger-machado-e-contundente-sobre-racismo-precisamos-sair-da-fase-da-negacao/
Técnico do Bahia fala com firmeza de um problema pouco abordado no futebol brasileiro; assista
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/irma-dulce-nao-e-idolo-e-um-ideal-diz-padre-antonio-maria/
No Vaticano, ele cantou música que fez em homenagem à Santa Dulce dos Pobres
Ler Mais