Avanços tecnológicos exigem educação continuada dos profissionais de saúde

educação
24.07.2018, 12:04:56
Atualizado: 24.07.2018, 12:15:22
Prática é fundamental em especializações médicas (Divulgação)

Avanços tecnológicos exigem educação continuada dos profissionais de saúde

Instituições oferecem cursos de especialização de alto nível

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


A especialização é importante para todo e qualquer profissional. Em algumas áreas, como a de saúde, os recém-formados já saem da graduação buscando uma especialização. Por serem de cursos muito generalistas, devido ao extenso campo de atuação disponível, os estudantes precisam pensar em desenvolver habilidades específicas.

Com o avanço acelerado de novas tecnologias, as especializações se tornaram ainda mais aliadas destes profissionais. São habilidades aprimoradas, novos medicamentos descobertos, equipamentos mais modernos e tantas outras possibilidades que impactam diretamente nas vidas dos profissionais e de seus pacientes.

“Quando escolhe essa área, o profissional de saúde tem que imaginar que vai estudar para o resto da vida, porque a informação se atualiza com uma velocidade enorme”, ressalta Maria de Lourdes Freitas Gomes, Pró Reitora de Ensino de Graduação e Pós-graduação da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). Isso porque, segunda a pró reitora, os procedimentos são reinventados a todo momento. “Além da prática relacionada à questão do conhecimento, o profissional tem que se atualizar com o desenvolvimento das habilidades”, pontua.

Aprendizagem
A constante pesquisa facilita diagnósticos, tratamentos e prevenção de doenças. “Na educação médica, na prática e na terapêutica, a tecnologia tem oportunizado a redução do erro médico”, destaca Ronaldo Carneiro, coordenador acadêmico do curso de medicina da FTC.

Alguns dos facilitadores são, para ele, a entrada da inteligência artificial, a concentração de grandes dados e a telemedicina. “A tecnologia passou a facilitar o diagnóstico à distância. Profissionais de saúdes de diferentes países se conectam para trocar experiências”, ressalta.

Para que a tecnologia seja usada a favor dos profissionais da área de saúde, instituições renomadas estão se preparando com cursos de especialização de alto nível. Em Salvador, a FTC está construindo laboratórios modernos de simulação realística, equipados com manequins robotizados capazes de simular respiração e até os batimentos cardíacos.

Com este investimento, a FTC vai se tornar, em breve, referência na graduação de novos médicos e, também, espaço de contínuo aprendizado de profissionais que já atuam na área.

Já a EBMSP tem como um dos destaques da extensa programação de pós-graduação o Mestrado em Tecnologia em Saúde. O foco é educar profissionais com sólida formação técnico-científica e capacidade de atuação interdisciplinar em diversos campos da pesquisa.

“Temos muitos profissionais de saúde inovando, criando e desenvolvendo patentes. Muitas vezes a gente vê um produto já no mercado e não imagina que ele nasceu da prática e da necessidade essencial”, destaca Maria de Lourdes.

Segmentação
A grande procura por especializações tem aumentado a demanda de instituições mais segmentadas. Focada na qualificação dos médicos, a Faculdade IPEMED de Ciências Médicas oferece, há 12 anos, cursos de pós-graduação bem conceituados pelo MEC. São 10 especialidades, todas ministradas por professores especialistas ou com titulação de mestre e doutor. A Bahia é um dos cinco estados de atuação.

Segundo o Diretor de Ensino da Faculdade IPEMED, Iure Kalinine, um dos principais diferenciais da instituição está na preocupação em oferecer profundo conhecimento teórico à prática clínica. “Temos parcerias com hospitais de ponta e mantemos ambulatórios próprios. Essa possibilidade de atuação prática supervisionada, além de garantir uma preparação mais adequada, auxilia àqueles que pretendem prestar provas de título, contribuindo com a carga-horária prática exigida nos editais”, destaca.

Para oferecer diferentes oportunidades de aprendizado e agregar ainda mais valor ao currículo dos alunos-médicos, a Faculdade IPEMED de Ciências Médicas oferece, também, a possibilidade de um período de atualização no exterior. Alunos, ex-alunos e a comunidade médica em geral são convidados para a participação em um dos programas de atualização nos Estados Unidos.

O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.



***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/depois-de-zidane-renata-fan-recebe-parabens-de-david-beckham-assista/
Ex-jogador inglês enviou mensagem que foi reproduzida no ‘Jogo Aberto’, da Band
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pf-cumpre-mandados-contra-quadrilha-que-fraudou-mais-de-r-4-milhoes-do-inss/
O grupo é investigado por, pelo menos, 80 benefícios previdenciários suspeitos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/5-filmes-que-voce-deve-assistir-para-apreciar-as-trilhas-de-ennio-morricone/
Compositor, que morreu aos 91 anos, era grande nome da música no cinema
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rapper-baiano-hiran-lanca-segundo-disco-galinheiro/
Disco tem participações especiais de Tom Veloso, Majur e outros artistas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/serie-baiana-que-revela-salvador-sombria-ja-esta-disponivel-no-amazon-prime/
Produção tem roteiro e direção de Julia Ferreira, baiana que estudou cinema em Londres e Madri
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/netos-de-luiz-gonzaga-divulgam-nota-de-nojo-por-uso-de-musica-em-live-de-bolsonaro/
Jair Bolsonaro convidou o presidente da Embratur para tocar durante a live da última quinta
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/moradores-da-lapinha-falam-ao-contrario-e-tem-um-dialeto-o-gualin/
Há meio século, falar ao contrário é considerado sinal de pertença para os moradores “raiz” do bairro da Lapinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/elza-soares-aos-90-e-cheia-de-projetos/
Cantora lança releitura de 'Juízo Final' e faz live neste sábado (4), com participação de Flávio Renegado
Ler Mais