Aviões são utilizados para combater incêndio florestal no Norte baiano

Chamas atingem regiões entre as cidades de Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes há 10 dias

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de agosto de 2021 às 19:42

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/Cbm

A força-tarefa que combate o incêndio florestal em pontos  de Mandarino, Baixão do Jacu, Bandeira de Baixo, localidades entre os limites das cidades de Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes, municípios no norte do estado, ganhou reforço de dois aviões que tentam debelar o fogo.

Já são 11 dias de combate ao fogo. Não há uma estimativa da área que foi queimada e também não se sabe a origem do incêndio. Neste momento, os bombeiros estão divididos em quatro frentes de trabalho.

Além dos dois aviões, há 18 bombeiros em solo, uma escavadeira e três caminhões-pipa sendo utilizados na força-tarefa. A expectativa é de que o fogo seja debelado até o próximo sábado (21). 

No chão, os militares utilizam equipamentos  como mochilas costais, foices, pás e enchadas para o combate. A área é de difícil acesso e os ventos fortes, dificultam o trabalho das guarnições.

De acordo com moradores, o incêndio está destruindo parte da fauna nativa. Cinco caititus (espécie de porco-do-mato) já foram encontrados mortos na região. Não há registro de pessoas feridas.