Bafômetro que capta odor de álcool no ar começa a ser usado na Bahia

bahia
11.10.2018, 09:52:27
(Divulgação/PRF)

Bafômetro que capta odor de álcool no ar começa a ser usado na Bahia

Inicialmente serão utilizados 40 dos novos equipamentos

A Polícia Rodoviária Federal começou a usar nesta quinta-feira (11), na Bahia, um novo tipo de bafômetro que identifica a presença de álcool no ambiente, sem que o condutor precise soprar o equipamento, como é feito no teste tradicional. Ao todo, 40 aparelhos conhecidos como etilômetros passivos serão utilizados na fiscalização do consumo de álcool.

Segundo a PRF, o equipamento é capaz de detectar a presença de álcool dentro do carro abordado e, em seguida, o condutor é convocado a realizar o teste tradicional, assoprando o bafômetro. Caso não seja constatada a presença de bebida alcoólica, o aparelho acende uma luz verde e o policial libera o motorista.

Já em caso de existir algum indício, ainda que mínimo, aparece uma luz amarela. Já a luz vermelha indica que, no local, há muito álcool, o que significa que o condutor deve ser parado e submetido ao teste de alcoolemia pelo bafômetro tradicional.

Para a PRF, a principal vantagem do equipamento é a agilidade que o teste vai dar ao trabalho dos policiais rodoviários durante a fiscalização. Enquanto com o aparelho novo é possível testar até 12 pessoas por minuto para averiguar a presença de álcool no ambiente, o bafômetro tradicional demora entre cinco e dez minutos por pessoa.

Outra vantagem apontada pela PRF é a economia na utilização dos bocais que são usados no teste tradicional.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas