Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 27 de abril de 2020 às 11:07
- Atualizado há 2 anos
(Foto: Divulgação) Mais de 550 condutores foram autuados por realizarem ultrapassagens em locais proibidos nas rodovias federais que cortam a Bahia neste final de semana. De acordo com um levantamento realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), só nos primeiros três meses deste ano foram flagradas 10.688 ultrapassagens proibidas nas rodovias federais que cortam a Bahia. A infração de ultrapassar em faixa amarela contínua é gravíssima, com multa de R$ 1.467,35 e rende sete pontos na carteira. Em caso de reincidência em 12 meses, a multa é dobrada.>
Os flagrantes ocorreram dentro de mais uma etapa da Operação Hybris, voltada a coibir condutores que agem com imprudência e desrespeito às Leis de Trânsito. De sexta-feira (24) até domingo (26) foram flagrados 562 motoristas ultrapassando em local proibido. As atividades de fiscalização aconteceram em várias regiões do estado. >
De acordo com a integrante da Seção de Gestão Operacional da PRF, Neila Cardoso, o número de infrações é considerado alto em um cenário de isolamento social. “Considerando a pandemia, um momento que a gente deve se isolar e, por isso, há essa redução dos veículos nas rodovias, a quantidade de condutores autuados é considerado alta”, analisa.>
Com menos veículos nas estradas, o condutor tem a falsa sensação de segurança, o que pode levar a um aumento na ocorrência das infrações de trânsito, aponta o presidente da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Antonio Meira. “Temos dados da redução dos números de acidentes e mortes no trânsito durante a pandemia. Entretanto, isso não está relacionada a redução da exposição ao risco. As infrações de trânsito continuam. A pessoa acha que tem menos gente na rua e menos fiscalização. Com isso, acha que pode infringir mais as leis. Mas todos têm que contribuir cada vez mais para o deslocamento saudável”, afirmou.>
Colisões frontais Ultrapassagens indevidas geralmente resultam em colisões frontais, aponta a PRF. "Nunca é demais enfatizar que a colisão frontal, quase sempre causada pelas ultrapassagens indevidas, é o tipo de acidente que mais fere gravemente e mata pessoas em rodovias do país inteiro, além de ocasionar perdas irreversíveis", diz a PRF, em nota.>
De acordo com Meira, essa colisão tende a causar ferimentos graves pela soma das velocidades dos dois veículos que se chocam. “Nesse tipo de acidente, há a chance de sofrer um traumatismo mais grave. É um acidente de grande impacto”, explicou.>
Um ultrapassagem indevida também pode causar a perda do controle do veículo, um capotamento ou uma saída da pista, geralmente, quando o motorista tenta desviar do outro carro, afirmou Cardoso. “Pode acontecer uma acidente com vítima grave ou óbito. Todo acidente pode ser sem vítimas ou com vítimas, mas o do tipo colisão frontal tende a agravar as lesões”, disse a integrante da PRF.>
Mesmo em tempos de pandemia, a PRF mantém fiscalização rigorosa nas estradas, com o objetivo de combater as possíveis irregularidades no trânsito como ultrapassagens proibidas e a embriaguez ao volante, infrações tidas como causadoras de acidentes graves e muitas vezes fatais. "Um leito utilizado pela vítima de um acidente de trânsito que poderia ter sido evitado é um leito a menos para o tratamento das vítimas da Covid-19", alertou a instituição.>
Durante a pandemia, o trabalho da PRF não só busca salvar vidas, mas também evitar a superlotação dos leitos de hospitais, ressaltou Cardoso. “O reforço da fiscalização na pandemia também visa reduzir a ocupação de leitos de hospital que já estão sobrecarregados pela pandemia. Essa fiscalização é muito importante porque a ultrapassagem indevida é uma das causas de acidentes que agravam as lesões da vítimas”, disse.>
De acordo com Meira, uma vítima de acidente no trânsito, geralmente, sofre traumatismo em várias regiões do corpo. Com isso, o acidentado pode precisar passar por cirurgia e receber atendimento especializado. “A internação é mais longa que em outro casos, pode ser de 2 a 3 meses ou até mais. Grande parte dos pacientes precisa ficar em UTI e usar respiradores. Com isso, esses acidentados utilizam o recurso que poderia ser usado no tratamento do coronavírus. A internação por acidente é evitável, mas é mais difícil evitar a infecção pela Covid-19”, explicou o médico.>
O presidente da Abramet ressaltou ainda que as estradas são planejadas para reduzir a quantidade de acidentes e, por isso, as leis de trânsito devem ser seguidas. “Quando tem a marca que não pode ultrapassar, não se deve fazer a ultrapassagem. Nesses casos, o motorista não tem uma visibilidade segura por estar em uma curva ou ladeira. O local também pode ser perigoso”, disse.>
Entre as principais orientações da PRF para reduzir o risco de acidentes estão: respeitar os limites de velocidade, manter distância de segurança em relação aos outros veículos, ultrapassar apenas quando houver plenas condições de segurança e não desviar a atenção do trânsito.>