Bahia fica em 2º lugar em ranking de desmatamento da Mata Atlântica

bahia
27.05.2020, 20:26:00
Atualizado: 27.05.2020, 20:48:24
(Foto: Arisson Marinho/Arquivo CORREIO)

Bahia fica em 2º lugar em ranking de desmatamento da Mata Atlântica

Estado perdeu equivalente a quase 4 mil campos de futebol

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


A Bahia é vice-campeã de desmatamento na Mata Atlântica. Entre 2018 e o ano passado o estado perdeu 3,5 mil hectares de floresta nativa, conforme aponta um levantamento divulgado nesta quarta-feira (27) pela Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas (Inpe). A área desmatada é equivalente a 4 mil estádios como a Arena Fonte Nova. O estado ficou atrás apenas de Minas Gerais, que perdeu quase 5 mil hectares.

De acordo com a SOS Mata Atlântica, o país tinha dois períodos consecutivos em queda no nível de desmatamento mas, de 2018 para 2019, o Brasil chegou a um aumento perto de 30% em área desmatada. Ao todo, foram 14,5 mil hectares a menos neste intervalo. Entre 2017 e 2018 havia sido 11,4 mil hectares. Considerando o período atual e o anterior, a Bahia teve um aumento de 78% de desflorestamento.

ONG chamou atenção para perda vegetal na região de Jaguaripe (Foto: Reprodução/SOS Mata Atlântica)

Os estados com desmatamento zero são Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo. 

“A ampliação do desmatamento da Mata Atlântica observada mostra que a destruição do meio ambiente não tem ocorrido apenas na Amazônia. E o fato é preocupante, já que restam apenas 12,4% da Mata Atlântica – o bioma é o que mais perdeu floresta no país até hoje”, afirmou Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica.

De acordo com Marcia Hirota, coordenadora geral do levantamento, foi possível perceber desmatamentos em áreas do interior e nos limites da Mata Atlântica. Na avaliação dela, essa perda da natureza poderia ter sido evitada se houvesse maior ação do poder público. A fiscalização destas ocorrências na Bahia é de responsabilidade do Instituto Do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). O CORREIO solicitou um posicionamento do órgão, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/serie-baiana-que-revela-salvador-sombria-ja-esta-disponivel-no-amazon-prime/
Produção tem roteiro e direção de Julia Ferreira, baiana que estudou cinema em Londres e Madri
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/netos-de-luiz-gonzaga-divulgam-nota-de-nojo-por-uso-de-musica-em-live-de-bolsonaro/
Jair Bolsonaro convidou o presidente da Embratur para tocar durante a live da última quinta
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/moradores-da-lapinha-falam-ao-contrario-e-tem-um-dialeto-o-gualin/
Há meio século, falar ao contrário é considerado sinal de pertença para os moradores “raiz” do bairro da Lapinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/elza-soares-aos-90-e-cheia-de-projetos/
Cantora lança releitura de 'Juízo Final' e faz live neste sábado (4), com participação de Flávio Renegado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/como-tratar-a-dor-da-chikungunya-entenda-fases-da-doenca/
Registro de casos aumentou 440% na Bahia nos últimos seis meses; sintoma pode se tornar crônico e durar anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cheias-de-bossa-bebel-gilberto-lanca-parceria-com-martnalia/
Confira também o clipe Hipnose, de Larissa Luz, e a canção Caxixi, de Mariene de Castro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-o-video-filha-interrompe-entrevista-por-videochamada-e-vira-sensacao-nas-redes/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bia-doria-e-val-marchiori-geram-revolta-ao-falar-de-sem-teto-gostam-de-ficar-na-rua/
Socialite e primeira-dama do estado de SP disseram que pessoas não vão para abrigos pois 'não querem responsabilidades'
Ler Mais