Bahia leva quatro gols do América-MG e é derrotado em Pituaçu

Tricolor esboçou reação no fim, mas não foi suficiente

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Rodrigues
  • Gabriel Rodrigues

Publicado em 30 de junho de 2021 às 20:56

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

A travessia do "corredor verde" não tem sido positiva para o Bahia. Depois de perder para o Palmeiras, o tricolor voltou a tropeçar diante de um alviverde. Na noite desta quarta-feira (30), o Esquadrão perdeu por 4x3 para o América-MG, em Pituaçu, e conheceu a sua segunda derrota em casa no Brasileirão.

O América abriu 2x0, com Felipe Azevedo e Juninho Valoura. Ainda no primeiro tempo, Rodriguinho descontou para o Bahia. Mas, na segunda etapa, Ribamar e Juninho fizeram mais dois para o Coelho. Só nos acréscimos, Gilberto anotou duas vezes e descontou para o tricolor, mas não evitou a derrota O resultado frustrou os tricolores. A vitória poderia deixar o tricolor colado no G4. O time agora estaciona nos 11 pontos e pode perder posições na tabela.

Já o América quebrou o jejum de 11 jogos sem vitória, conquistou o primeiro triunfo no Brasileiro e saiu da zona de rebaixamento.

O próximo compromisso do Bahia será no domingo (3), quando visita a Chapecoense, às 11h, na Arena Condá, em Chapecó.

Vacilos na defesa Em casa, o Bahia começou a partida partindo para o ataque. Na base da troca de passes e triangulações, o tricolor tentava penetrar na área no América.

Aos 13 minutos, o Esquadrão teve grande chance para abrir o placar. Nino Paraíba fez boa inversão e achou Matheus Bahia livre na grande área. O lateral cruzou rasteiro e Thaciano mandou para o gol. A bola passou tirando tinta da trave.

O gol do Bahia parecia maduro, mas aí veio o castigo. Um minuto depois do lance perdido por Thaciano, o América roubou a bola no campo de defesa e puxou o contra-ataque. O tricolor errou na recomposição e deixou Felipe Azevedo livre para finalizar e abrir o placar para o Coelho.

O Bahia ficou atordoado. Aos 17 minutos, Lucas Fonseca cortou mal dentro da área e entregou a bola para Juninho Valoura. O volante driblou o próprio zagueiro e chutou forte para fazer América-MG 2x0.

Além da desvantagem, o tricolor não tinha muito sucesso na construção das jogadas de ataque. O Esquadrão passou ainda a sofrer com a presença americana no seu campo de defesa. No chute de Felipe Azevedo, Matheus Teixeira evitou o terceiro.

A situação do tricolor só ficou um pouco melhor aos 35 minutos. Rodriguinho recebeu na entrada da área, se livrou da marcação e bateu no canto. A arbitragem chegou a marcar impedimento, mas o VAR entrou em ação e validou o gol.

O empate poderia ter saído cinco minutos depois. Rodriguinho recebeu dentro da área e mandou uma bomba que explodiu no travessão. Na volta, Gilberto mandou de cabeça. A bola tinha endereço certo, mas Cavichioli operou um milagre e salvou os visitantes.

Passeio e reação tardia O Bahia voltou para o segundo com o mesmo time, e foi o América quem se lançou ao ataque. Com quatro minutos, o Coelho encaixou bom contra-ataque. Rodolfo disparou livre, invadiu a área e, de frente com Matheus Teixeira, errou a finalização.

Com pouco volume ofensivo, Dado resolveu mexer no Bahia. Thaciano deu lugar a Maycon Douglas. Logo no primeiro lance, o atacante fez boa jogada e parou no goleiro rival.

Apesar do ensaio tricolor, foi o Coelho quem mandou a bola para as redes mais uma vez. Aos 19 minutos, Juninho Valoura cobrou falta na área. Anderson tentou na primeira, mas Teixeira defendeu. No rebote, Bauermann mandou em cima de Matheus Bahia e a bola sobrou para Ribamar, livre, empurrar para o gol.

A noite não era mesmo do Bahia. Maycon Douglas recebeu cruzamento sozinho na área e desperdiçou a chance. Logo depois, o América encaixou mais um contra-ataque e Juninho Valoura serviu Juninho, que tocou na saída de Teixeira e anotou o quarto do time mineiro, aos 27 minutos.

Dado, então, partiu para o tudo ou nada. Jonas, Thonny Anderson e Oscar Ruiz foram para o jogo. Na jogada individual, Thonny passou pelos marcadores e passou para Ruiz na marca do pênalti. Sem goleiro, o paraguaio finalizou em cima de Anderson e desperdiçou mais uma chance.

Já nos acréscimos, o Bahia decidiu reagir Aos 47 minutos, Gilberto aproveitou o cruzamento de Nino e descontou para ao Bahia de cabeça. Um minuto depois, o camisa 9 voltou a marcar e deixou o placar em 4x3. Apesar dos tentos, a reação não foi suficiente para evitar a derrota. 

FICHA TÉCNCA

Bahia 3x4 América-MG - Campeonato Brasileiro (8ª rodada)Local: estádio de Pituaçu (Salvador-BA) Gols: Felipe Azevedo, aos 14 minutos do 1º tempo, Juninho Valoura, aos 17, Rodriguinho, aos 35, e Ribamar, aos 19 minutos do 2º tempo, Juninho, aos 27, e Gilberto, aos 47 e aos 48Cartão amarelo: Nino Paraíba, Rodriguinho, Daniel e Rossi (Bahia)Arbitragem: Leo Simão Holanda, auxiliado por Nailton Junior de Sousa Oliveira e Cleberson do Nascimento Leite (trio do Ceará)

Bahia: Matheus Teixeira, Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Juninho e Matheus Bahia; Patrick, Daniel (Jonas) e Thaciano (Maycon Douglas); Rossi Ruiz), Gilberto e Rodriguinho (Thonny Anderson). Técnico: Dado Cavalcanti.

América-MG: Matheus Cavichioli, Eduardo, Anderson, Eduardo Bauermann e João Paulo (Bruno Nazário); Zé Ricardo, Juninho Valoura (Alê) e Marcelo Toscano (Juninho); Rodolfo (Alan Ruschel), Ribamar e Felipe Azevedo (Sabino). Técnico: Vagner Mancini.