Bahia recebe o Santos em busca de primeiro triunfo na Série A

Tricolor vem de duas derrotas seguidas, para Blooming e Internacional

  • Foto do(a) author(a) Daniela Leone
  • Daniela Leone

Publicado em 21 de abril de 2018 às 05:10

- Atualizado há um ano

. Crédito: Felipe Oliveira / EC Bahia

O reencontro com a Fonte Nova é neste sábado (21). Depois de 20 dias longe do estádio, o Bahia recebe o Santos, às 16h, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. A partida marca a estreia do tricolor em casa no campeonato. “Quando jogamos em casa, jogamos com o nosso torcedor e ele faz a diferença. É por aí que nós temos que pensar e fazer valer o mando de campo”, afirmou o técnico Guto Ferreira.

Nessa temporada, o Bahia perdeu apenas uma vez como mandante. No dia 18 de janeiro, o tricolor estreou em 2018 com derrota por 1x0 diante do Botafogo-PB, na Fonte Nova, pela Copa do Nordeste. De lá pra cá, empatou uma vez e venceu outras oito partidas. A ideia é usar a força da torcida e da Fonte Nova para se reabilitar na temporada após duas derrotas seguidas longe de Salvador.

Depois da conquista do título estadual, diante do Vitória, no último dia 8, no Barradão, o tricolor perdeu para o boliviano Blooming (1x0), em Santa Cruz de la Sierra, pela Copa Sul-Americana, e para o Internacional (2x0), em Porto Alegre, pela estreia do Brasileirão. “Temos que superar tudo isso. Diferente da estreia, que não foi muito boa, a gente até ali estava vivendo um bom momento. E é só recuperar esse momento”, avaliou Guto.

Já o Santos vem de duas vitórias, contra o argentino Estudiantes (1x0), fora, pela Libertadores da América, e diante do Ceará (2x0), em casa, na Série A. “A equipe do Santos é competitiva, vem num bom momento, é bastante objetiva, de qualidade. A gente espera que o espetáculo possa ser muito bom, mas que o Bahia possa ter os melhores momentos e o triunfo”, pontuou Guto Ferreira, confiante.

Time definido O Bahia terá apenas uma mudança contra o Santos. Após se queixar de cansaço muscular e ser poupado dos dois últimos jogos, o zagueiro Lucas Fonseca vai voltar ao time. Com isso, Douglas Grolli ficará como opção entre os reservas. Recuperado de uma lesão no tornozelo, o atacante Kayke treinou normalmente durante a semana, mas não foi relacionado para o jogo. De acordo com o clube, o jogador foi novamente vetado pelo departamento médico.

O treino desta sexta, o último antes do jogo, teve a programação refeita por causa da forte chuva que caiu em Salvador. Em vez de treinarem com bola no gramado, os jogadores fizeram atividades na academia do Fazendão.

A tendência é que o Esquadrão entre em campo com Douglas, Nino Paraíba, Tiago, Lucas Fonseca e Léo; Gregore e Elton; Zé Rafael, Vinícius e Marco Antônio; Edigar Junio. Para o volante Gregore, suportar a pressão da torcida tricolor será importante para conquistar o resultado positivo. “A torcida pressiona quando o resultado não vem. Tem que ter a cabeça no lugar. A gente sabe a qualidade do Guto Ferreira, conhece a capacidade dos atletas que estão ali dentro. A gente vai para dentro do campo com a confiança para buscar o triunfo”, deu o recado.

Já o meia-atacante Zé Rafael quer uma mudança de postura da equipe. Segundo ele, o desempenho na partida contra o Inter precisa ser esquecido. “Nossas atitudes têm que ser diferentes. A gente respeitou demais o Inter. Em casa, com nosso torcedor, a gente pode jogar de outra maneira”.