Bahia registra 9 casos de malária em três cidades do Extremo Sul  

Estado não tinha casos da doença desde 2018; Itabela, Porto Seguro e Itamaraju têm infectados

  • Foto do(a) author(a) Marcela Vilar
  • Marcela Vilar

Publicado em 2 de julho de 2021 às 14:55

- Atualizado há um ano

. Crédito: Cristina Aldehuela/AFP

A Bahia registra nove casos da malária na região do Extremo Sul, segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) - são sete casos no município de Itabela, um em Itamaraju e um em Porto Seguro. A doença é causada por meio da picada de fêmeas do mosquito Anopheles, que estão infectadas pelo protozoário Plasmodium.  

De acordo com a Sesab, os casos tiveram diagnóstico positivo por teste rápido e as amostras foram  encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) para uma nova análise. 

A secretaria também informou que técnicos da vigilância epidemiológica do estado foram até às cidades para mais informações. “Foram enviados técnicos a fim de fazer pesquisa do vetor e ofertar treinamento sobre o manejo clínico dos pacientes, além de reconhecimento geográfico e delimitação da área de risco”, esclarece, por meio de nota.  

Cinco dos sete diagnosticados com malária em Itabela já concluíram o tratamento, segundo a secretária de saúde da cidade, Wadla Casiano. “Os casos foram registrados na localidade de Margarida Alvez, que é uma zona próxima à mata. As pessoas do assentamento desmataram e se estabeleceram ali. Foram os primeiros casos confirmados no município e cinco deles concluíram o tratamento em casa, mas ainda estão em observação”, declara Wádla. 

A secretária contou que todos tiveram sintomas leves, como dores articulares e calafrios, mas nada grave. Além disso, foram casos isolados. “Não é nada que vai tomar uma proporção local, porque nossas equipes e as equipes da Sesab já estão trabalhando e os casos estão isolados. O trabalho é voltado para o preventivo, para que não haja mais contaminações”, esclarece.  

A secretaria de saúde de Porto Seguro, após a publicação da matéria, informou que não tem casos de malária no município, informação que tinha sido passada pela Sesab. "O paciente está internado aqui, porém, reside em Itabela", afirmou a secretaria de Porto Seguro.

A Sesab ainda disse que tem realizado a busca ativa de casos suspeitos e tratamento supervisionado. A investigação da vigilância epidemiológica tentará identificar o primeiro caso da doença, que disseminou para outras pessoas, e se houve associação da chegada da doença com deslocamento e viagem.  

“Dentro das medidas adotadas foram encaminhados do nível central mosquiteiro impregnado com inseticida de longa duração (MILD) totalizando 120 mosquiteiros de casal e 200 mosquiteiros de solteiro”, acrescenta a Sesab.  

Os últimos casos registrados de malária na Bahia foram em 2018, com 77 casos confirmados residentes do município de Wenceslau Guimarães, no Sul da Bahia, pelo exame gota espessa.  

Em 2012, Itabela também tinha registrado cinco casos suspeitos da doença, em menos de um mês.  

*Sob orientação da chefe de reportagem Perla Ribeiro