Bahia renova com Lucas Fonseca e encaminha acordo com outros três

Capitão da equipe, zagueiro permanecerá no tricolor até o fim de 2021

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Rodrigues
  • Gabriel Rodrigues

Publicado em 30 de dezembro de 2020 às 15:47

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Além da busca por recuperação em campo, os últimos dias de 2020 têm sido usados pelo Bahia para definir situações dentro do elenco. De olho na temporada 2021 e na reta final do Brasileirão, o Esquadrão tem encaminhada renovações contratuais de jogadores cujo vínculo se encerram nesta quinta-feira (31), último dia do ano.

Ao todo, quatro atletas vivem essa situação. São eles o goleiro Anderson, o lateral João Pedro, o zagueiro Lucas Fonseca e o volante Elton.

No caso de Lucas Fonseca, a renovação já está garantida. Um dos líderes do elenco e jogador com mais tempo de casa, o zagueiro de 35 anos vai permanecer no tricolor pelo menos até o final de 2021. Ele garantiu a prorrogação do vínculo após bater meta de jogos na temporada - caso semelhante aconteceu com o lateral Nino Paraíba, que também renovou até o fim do próximo ano.

Recuperado de uma lesão na coxa, sofrida em novembro, durante a derrota para o RB Bragantino, pelo Brasileirão, Lucas vem treinando normalmente e é uma das apostas do técnico Dado Cavalcanti para reforçar a defesa na reta final da Série A. O tricolor volta a entrar em campo apenas no dia seis de janeiro, quando enfrenta o Grêmio, em Porto Alegre.

Além de Lucas Fonseca, Anderson e Elton também devem ter os seus contratos prorrogados com o Bahia, mas apenas até fevereiro, quando a temporada 2020 será finalizada. Apesar de não estarem nos planos do Esquadrão para 2021, tanto o volante quanto o goleiro estão machucados, o que forçaria a permanência deles no clube até o fim de suas lesões.

Ao CORREIO, André Castilho, um dos representantes de Elton, confirmou que está tratando da prorrogação do vínculo do atleta com o tricolor e o anúncio deve acontecer até a próxima sexta-feira (1º).

No final da tarde desta quarta-feira (30) os novos contratos de Elton e Lucas Fonseca foram publicados no Boletim Diário da CBF (BID)

Vale lembrar ainda que como a prazo de inscrição de atletas no Brasileirão já foi encerrado, o Bahia não pode fazer novas contratações para a atual temporada, por isso o clube também tem tido a preocupação para o caso de perder jogadores por lesões ou covid-19 e acabar ficando sem opções nos 11 jogos que ainda restam na Série A.  

No caso de João Pedro, o Bahia também tem interesse na renovação. O lateral está no tricolor emprestado pelo Porto e a tendência é de que o vínculo seja prorrogado até o fim de fevereiro.

Assim como Lucas Fonseca, João Pedro voltou a treinar com o grupo na última semana e pode ser uma das “caras novas” do no time a partir de janeiro. A última vez que o lateral esteve em campo foi no empate por 1x1 com o São Paulo, em agosto, pelo primeiro turno do Brasileirão. Depois disso ele passou por cirurgia para a retirada de fragmentos no joelho.

Já foi Na contramão das renovações, também tem gente deixando a Cidade Tricolor. Nesta quarta-feira (30) o atacante Élber usou as redes sociais para se despedir do clube. Após três anos, ele deixou o Bahia e vai defender o Yokohama Marinos, do Japão.

"Há 3 anos desembarquei em Salvador e comecei a escrever um novo capítulo na minha carreira, vestindo as cores do BAHIA. Foram 3 títulos,152 jogos e uma infinidade de momentos (alguns bons e alguns difíceis), todos extremamente importantes e que me ajudaram a evoluir. Três anos depois, me despeço desse clube com o coração cheio de gratidão por tudo que vivi, aprendi e evolui profissionalmente. Vocês fazem parte dessa minha conquista pessoal. Obrigado Esporte Clube Bahia! Estou indo como atleta, mas de onde estiver continuarei como torcedor", escreveu ele.

Outro que deve deixar o clube nos próximos dias é o diretor de futebol Diego Cerri. Assim como os atletas, Cerri tem contrato encerrando nesta quinta-feira (31) e dificilmente continuará no cargo. Atualmente Cerri vem trabalhando à distância no Bahia, após ter passado por problemas de saúde, e não vem participando de apresentações de jogadores e treinadores.

Apesar do Bahia não tratar publicamente sobre o assunto, a saída de Diego Cerri deve fazer parte das mudanças que o departamento de futebol do tricolor vai sofrer para a próxima temporada.