Bahia sai na frente, mas leva gol no fim e só empata com o CRB na Fonte Nova

Esquadrão completou o quarto jogo sem vencer como mandante na Série B

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Rodrigues
  • Gabriel Rodrigues

Publicado em 19 de julho de 2022 às 21:01

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

A boa colocação na tabela contrasta com o atual inferno astral do Bahia quando atua como mandante na Série B. Nesta terça-feira (19), o Esquadrão levou o empate do CRB aos 37 minutos do segundo tempo e, com o placar final de 1x1, completou o quarto jogo seguido sem ganhar na Fonte Nova pelo Brasileirão.

Ainda assim, o time fechou a primeira metade do campeonato em terceiro lugar, com 34 pontos, consolidado dentro do G4, a zona de acesso à primeira divisão. A diferença para o Tombense, quinto colocado, é de seis pontos. Acima do Bahia estão o Vasco, com 35, e o Cruzeiro, que tem 41 pontos e ainda joga quarta-feira, contra o CSA, em Maceió.

O time mineiro, além de líder, é o próximo adversário tricolor. Os dois se enfrentarão sábado (23), às 16h, no Mineirão, na rodada de abertura do returno.

DOMINOU Em busca do primeiro triunfo em casa, Enderson Moreira promoveu duas mudanças no Bahia. Luiz Otávio voltou ao time na vaga de Didi, e Matheus Bahia entrou no lugar do suspenso Djalma.  

O tricolor começou a partida com um ritmo mais lento. Com linhas baixas, o Esquadrão deu a bola ao CRB, mas conseguia neutralizar o adversário ainda no meio-campo e correu poucos riscos nos primeiros minutos. 

Apesar da postura de esperar o time alagoano, quando o Bahia avançava as linhas a superioridade técnica aparecia. O primeiro gol poderia ter saído logo aos seis minutos. Patrick pressionou a saída de bola, roubou e entregou para Raí. O atacante cruzou rasteiro e Davó tentou de letra. A defesa tirou no primeiro lance. No rebote, Mugni encheu o pé, mas o zagueiro Gum cortou. 

Mais solto, o Bahia conseguiu dominar o CRB. O Galo praticamente não passou do meio-campo no primeiro tempo e fez do goleiro Danilo Fernandes um mero espectador. Faltava ao Esquadrão acertar o pé. 

No corte errado de Wellington Carvalho, Mugni viu Gum salvar. No rebote, Gabriel Xavier pegou de primeira, mas o defensor alagoano afastou de novo. A bola ainda sobrou para Daniel na entrada da pequena área. O chute fraco facilitou a defesa de Diogo Silva. 

A situação do Bahia mudou quando Bryan tentou cortar e acertou um chute em Davó dentro da área. O árbitro mandou o lance seguir no primeiro momento, mas o VAR entrou em ação e após a revisão o pênalti foi confirmado. Na cobrança, Mugni bateu com estilo e abriu o placar na Fonte Nova, aos 39 minutos.

VACILO A vantagem construída no primeiro tempo fez o Bahia voltar do intervalo sem alterações. Sem pressa, o tricolor voltou a descer as linhas de marcação e se posicionou para jogar no contra-ataque. O time baiano explorava, principalmente, as descidas em velocidade com Matheus Davó pelo lado esquerdo. 

A posse de bola do CRB começou a incomodar parte da torcida tricolor. Mesmo após as mudanças promovidas pelo técnico Daniel Paulista, o time alagoano tinha muita dificuldade na construção das jogadas e pouco ameaçava o Esquadrão.

Aos 23 minutos, Patrick saiu de campo machucado e deixou o Bahia momentaneamente com 10 jogadores. Aproveitando-se da superioridade numérica, o CRB quase chegou ao empate. Emerson recebeu na entrada da área, limpou a marcação e mandou uma bomba. A bola explodiu no travessão. 

Na tentativa de dar mais gás ao Esquadrão, Enderson Moreira mudou o time. Além de Lucas Falcão no lugar de Patrick, Marco Antônio foi para o jogo na vaga de Raí. Pouco antes, Rezende havia entrado para a saída de Mugni. 

A estrela do treinador quase brilhou. Na primeira participação, Falcão invadiu a área, limpou a marcação, mas demorou para concluir e Raul Prata afastou o perigo.  O Bahia tinha o jogo dominado, mas levou um banho de água fria. 

Aos 37 minutos o CRB cobrou falta na área. Danilo Fernandes afastou, mas a bola sobrou para Claudinei. Na entrada da área, o volante mandou de cabeça e conseguiu encobrir o goleiro tricolor. Decretando o empate na Fonte Nova. 

Nos minutos finais, o Bahia tentou se lançar ao ataque em busca de mais um gol. Nas arquibancadas, os torcedores se dividiram entre vaias e apoio. Sem conseguir alterar o placar, restou ao Esquadrão amargar mais um empate em casa. Após o apito, os tricolores protestaram contra o desempenho da equipe. 

FICHA TÉCNICA 

Bahia 1x1 CRB - Série B do Brasileirão (19ª rodada)

Bahia: Danilo Fernandes, Ignácio, Gabriel Xavier e Luiz Otávio; André, Patrick(Lucas Falcão), Mugni (Rezende), Daniel (Igor Torres) e Matheus Bahia; Raí (Marco Antônio) e Davó (Rodallega). Técnico: Enderson Moreira. 

CRB: Diogo Silva, Raul Prata, Gum (Diego Ivo), Wellington Carvalho e Bryan (Reginaldo); Yago (David Braw), Uillian Correia (Claudinei) e Rafael Longuine; Fabinho (Gabriel Conceição), Anselmo Ramon e Emerson. Técnico: Daniel Paulista.

Local: Fonte Nova Gols: Lucas Mugni, aos 39 minutos do 1º tempo, Claudinei, aos 37 minutos do 2º tempo Cartão amarelo: Ignácio (Bahia); Gum (CRB)Público: 23.098 pagantesRenda: R$ 433.306,00Arbitragem: André Luiz de Freitas Castro, auxiliado por    Cristhian Passos Sorence e Leone Carvalho Rocha (trio de Goiás) VAR: Heber Roberto Lopes (SC)