Bahia supera Rio Grande do Norte em número de parques eólicos

farol econômico
29.04.2019, 05:16:00

Bahia supera Rio Grande do Norte em número de parques eólicos

No topo
Na última semana, a Bahia passou o Rio Grande do Norte e se tornou o estado brasileiro com o maior número de parques eólicos em operação no país, com um total de 156, contra 152 do co-irmão nordestino. O resultado consta no Informe Executivo de Renováveis, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). E este número deve ficar ainda maior quando o parque da ENGIE Brasil Energia, em Umburanas, que começou a produzir na última quinta-feira (25), for contabilizado. Com mais de 1,3 mil aerogeradores em funcionamento e uma capacidade instalada de 3,852 mil megawatts (MW), a Bahia segue atrás do Rio Grande Norte por 126 MW de diferença, mas a expectativa é que esta marca também seja superada em breve. Por aqui estão previstos 38 novos parques até o final deste ano, contra dois novos por lá. "A cada novo parque eólico, que entra em operação, a Bahia desponta. Ultrapassamos o Rio Grande do Norte em número de parques operando e é questão de muito pouco tempo para também passarmos em potência instalada", comemora o vice-governador João Leão, atual secretário de Desenvolvimento Econômico. Outro bom sinal, ressalta, é que quase um terço de todos os projetos cadastrados para o leilão eólico em junho deste ano são baianos. 

Energia solar
Na produção solar, a Bahia é líder na comercialização, com 25,17% do total, com 24 parques em operação, um em construção e quatro autorizados, com obras ainda não iniciadas. A capacidade de geração mensal no estado é de 122 gigawatts, o suficiente para abastecer um milhão de residências.  Os investimentos previstos nos novos projetos chegam aos R$ 737 milhões. 

Retorno do investimento
O novo Índice Comerc Solar, que mede o tempo de payback (retorno de investimento) em projetos de energia solar nas capitais brasileiras mostrou uma melhora no desempenho de Salvador, em especial, nos projetos de energia para comércios e pequenas indústrias, com redução no tempo de payback de 1 ano, na comparação entre 2018 e 2019. No âmbito residencial, a redução foi menor, caindo de 3,87 anos no ano passado para 3,34 anos agora. Este tempo é o necessário para que o consumidor economize o valor gasto com a implantação dos projetos de geração própria. A Grande Rio de Janeiro, capital não incluída, e Manaus foram as regiões com melhores retornos no país. De acordo com o levantamento, um projeto residencial na região metropolitana fluminense se paga em 2,7 anos.

C&A em Camaçari
Na última quinta-feira, a C&A inaugurou a sua 12ªloja na Bahia, desta vez na cidade de Camaçari, no Boulevard Shopping. Há algum tempo, a rede de lojas incluiu em seu foco  municípios com 300 mil habitantes, ou menos, além de um processo de reformação em suas lojas. Em entrevista exclusiva, o CEO da C&A, Paulo Correa, falou sobre a importância da Bahia para a operação da empresa. "A Bahia é estratégica para nós, é onde temos uma de nossas maiores lojas", diz, em referência à unidade do Shopping da Bahia.  O executivo falou ainda sobre os planos de ampliação da C&A e a busca por cada vez mais espaço online. "Fora do Brasil, o consumo de confecção online chega a 30%. Em países de língua latina, varia entre 6% e 7%, mas aqui ainda estamos em 3%", compara. Confira a entrevista completa abaixo.

Mês das Mães. O Salvador Norte Shopping aposta numa programação especial para o Mês das Mães, com shows dos cantores Flávio Venturini, Paulo Ricardo e Daniel Boaventura, além de programação infantil e, claro, muitas ofertas das lojas. A expectativa para o mês de maio é receber mais de um 1,2 milhão de clientes, o que representa crescimento de 10%, além de uma alta de 6% nas vendas. 
 


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/esposa-de-ex-jogador-cantora-morre-apos-complicacoes-em-lipoaspiracao/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/netflix-divulga-teaser-da-terceira-temporada-de-the-crown/
A nova temporada irá focar no período da Guerra Fria, entre 1964 e 1977
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gravida-passa-mal-apos-incendio-em-predio-de-brotas-veja-video/
Mulher foi atendida pelo Samu; causa do incêndio é desconhecida
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/marinheiro-salvou-filho-durante-incendio-em-lancha-na-baia-de-todos-os-santos/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/homem-armado-invade-shopping-de-salvador-e-assusta-clientes/
Ele é suspeito de praticar assaltos em uma passarela perto do estabelecimento
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anelis-assumpcao-apresenta-show-inedito-em-salvador-neste-sabado/
Anelis & Os Gostas é atração do Intercenas Musicais, na Commons
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pai-e-preso-por-afogar-filho-de-2-anos-em-bacia-para-fazer-ex-sofrer/
Ele contou a amigo que foi traído pela mãe da criança e queria se vingar
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/black-alien-fala-sobre-novo-disco-estou-sendo-eu-mesmo/
Lançado em abril, Abaixo de Zero: Hello Hell é apresentado no Pelourinho neste sábado (21)
Ler Mais