Bahia tem aumento de 57% no número de queimados por fogos no período junino

Os dois hospitais de referência neste tipo de tratamento receberam, ao todo, 44 pacientes

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de junho de 2021 às 14:44

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arquivo CORREIO

Nem a pandemia e a necessidade do isolamento social impediram que os hospitais tivessem um aumento no número de vítimas de queimaduras por fogos e explosão de bombas durante o São João deste ano.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde da Bahia, as duas unidades estaduais de referência no tratamento a esse tipo de caso, o Hospital Geral do Estado e o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, registraram juntos 44 atendimentos no período de 23 a 27 de junho. O número representa um aumento de 57% em relação ao São João do ano passado.

Apesar da alta, os números são inferiores se comparados com os festejos juninos pré-pandemia. Em relação a 2019, por exemplo, houve queda de 27,8%, enquanto em relação a 2018 o número é 25,42% menor.

O HGE foi a unidade que mais recebeu ocorrências relacionadas aos festejos juninos, com 37 atendimentos, sendo 14 vítimas de queimaduras por fogos e 23 por explosão de bomba. Já no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus recebeu sete pessoas vítimas de queimaduras e fogos de artifício.