Bahia tem queda de 50% na venda de livros, revistas e papelaria

bahia
11.07.2019, 11:33:00
(Clara Albuquerque/Arquivo CORREIO)

Bahia tem queda de 50% na venda de livros, revistas e papelaria

Já o setor de combustíveis teve alta de 15,7%

A Bahia apresentou uma queda superior a 50% na venda de varejo do setor de livros, revistas e papelaria (-50,1%) no mês de maio, se comparado a abril. A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) com os números foi divulgada nesta quinta-feira (11), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Apesar da queda brusca, o varejo baiano teve um aumento geral de 1,2% de crescimento nas vendas em maio, se comparado ao mês anterior. Se comparado ao maio do ano passado, o mês, em 2019, apresenta um crescimento ainda maior, de 5,2%. Foram os segundos resultados positivos consecutivos, superiores aos do país como um todo e os melhores para um mês de maio, na Bahia, desde 2014.

De acordo com o levantamento, o bom desempenho do varejo baiano se deve ao crescimento nas vendas de 6 das 8 atividades pesquisadas, principalmente nos setores de combustíveis (15,7%) e super e hipermercados (2,7%). Houve recuo apenas nos segmentos de livros, jornais, revistas e papelaria (-50,1%) e equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-19,9%), que apresentam queda desde 2018.

Já o segmento de artigos farmacêuticos tem o melhor desempenho do varejo baiano em 2019, com crescimento de 7,8% de janeiro a maio. As altas ocorrem desde outubro de 2017.


á o varejo ampliado teve variação negativa (-0,1%) na comparação com abril, mas apresentou crescimento de 4,6% se comparado a maio de 2018, com altas nas vendas de veículos (4,4%) e materiais de construção (1,0%).

As vendas do comércio varejista também cresceram em 16 dos 27 estados. O principal destaque é o Amapá (21,0%), seguido de Santa Catarina (12,3%). Já os que apresentaram maior queda foram o Piauí (-6,5%) e a Paraíba (-7,1%).


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/maisa-e-o-alvo-de-marcelo-tas-no-provocacoes-desta-terca-feira-16/
Ela responde a perguntas sobre temas mais complicados, como as polêmicas com seu patrão, Silvio Santos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/coronel-joao-sa-pelo-menos-190-casas-serao-demolidas-apos-rompimento-de-barragem/
As residências estão no leito do rio e foram condenadas pelo Ministério de Minas e Energia
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ministerio-publico-fara-pericia-em-barragens-de-pedro-alexandre-e-coronel-joao-sa/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cadeirante-pega-ponga-em-busu-perde-o-controle-e-cai-em-avenida-veja-video/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/padre-marcelo-rossi-sobre-empurrao-fui-salvo-foi-um-milagre/
Sacerdote foi agredido enquanto presidia uma missa no último domingo (14)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gravado-em-salvador-dvd-de-luan-santana-sera-lancado-no-globoplay/
Álbum estará disponível na integra no dia 23 de agosto
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gravida-e-transferida-de-helicoptero-em-cidade-onde-barragem-rompeu-na-ba-video/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/volante-do-atletico-mg-se-aposenta-aos-32-por-problemas-cardiacos/
Adílson teve cardiomiopatia hipertrófica diagnosticada em exames de rotina
Ler Mais