Bahia tem um caso confirmado e outros 38 suspeitos de coronavírus

bahia
06.03.2020, 18:38:08
Atualizado: 06.03.2020, 18:52:25
(Betto Jr/CORREIO)

Bahia tem um caso confirmado e outros 38 suspeitos de coronavírus

Ao todo, 15 municípios baianos apresentam casos com suspeita de infecção

O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


A Bahia tem um caso confirmado e outros 38 suspeitos do novo coronavírus (Covid-19), segundo boletim da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgado nesta sexta-feira (6).

Os dados são de janeiro até as 17 horas desta sexta. Dos 93 casos suspeitos, 25 foram excluídos por não se enquadrarem no protocolo do Ministério da Saúde, 33 descartados laboratorialmente e outros 38 aguardam análise. 

Os municípios com notificação foram Camaçari, Candeias, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jacaraci, Jequié, Lauro de Freitas, Lençóis, Porto Seguro, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Texeira de Freitas, Tucano e Vitória da Conquista.

No boletim são analisadas apenas notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com os Cievs municipais.

Até o momento, o Brasil tem 13 casos confirmados da doença. Outros 35 países são monitorados pelo Ministério da Saúde por apresentarem transmissão ativa do coronavírus. Os principais sintomas são febre, tosse ou falta de ar.

Estão em alerta pessoas que visitaram a Alemanha, Argélia, Austrália, Bélgica, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Canadá, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Equador, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Japão, Líbano, Malásia, Noruega, Reino Unido, Romênia, San Marino, Singapura, Suécia, Suíça, Tailândia, Vietnã, além da China, nos últimos 14 dias.

De acordo com a Sesab, o paciente com sintomas deve procurar unidades de saúde para fazer o diagnóstico. Os casos graves devem ser encaminhados a um Hospital de Referência para isolamento e tratamento, enquanto os casos considerados leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) - neste caso, o paciente é tratado em domicílio. 

O diagnóstico do coronavírus só pode ser feito após coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro), que é encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA).

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/como-fazer-um-ovo-de-pascoa-em-casa-o-correio-te-conta/
Especialistas ensinam como fazer o melhor ovo de páscoa de dentro da sua cozinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/coronavirus-veja-quais-as-areas-do-carro-que-precisam-de-maior-cuidado/
Jornalista automotivo fala sobre limpeza e como manter o veículo guardado durante a quarentena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/surto-de-lives-na-quarentena-transmissoes-ao-vivo-se-tornaram-comuns-e-ate-memes/
Confira também uma lista de perfis para acompanhar os 'ao vivo'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/autor-de-video-compartilhado-por-bolsonaro-pode-pegar-6-meses-de-prisao/
Gravação trazia informações falsas sobre desabastecimento de alimentos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/abner-pinheiro-publica-foto-com-bebe-nunca-vou-desistir-de-voce/
Briga após influencer baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-polemica-com-teste-de-dna-e-traicoes-sthe-vai-processar-abner/
Briga após influencer baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-live-com-miley-cyrus-anitta-e-chamada-de-icone-pop-brasileiro/
Cantoras conversaram via Instagram e dançaram Rave de Favela
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ajustes-deixaram-a-ranger-mais-competitiva/
Em vídeo, Antônio Meira Jr., explica o que mudou na picape da Ford
Ler Mais