Bahia tem um caso confirmado e outros 38 suspeitos de coronavírus

Ao todo, 15 municípios baianos apresentam casos com suspeita de infecção

  • D
  • Da Redação

Publicado em 6 de março de 2020 às 18:38

- Atualizado há um ano

. Crédito: Betto Jr/CORREIO

A Bahia tem um caso confirmado e outros 38 suspeitos do novo coronavírus (Covid-19), segundo boletim da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgado nesta sexta-feira (6).

Os dados são de janeiro até as 17 horas desta sexta. Dos 93 casos suspeitos, 25 foram excluídos por não se enquadrarem no protocolo do Ministério da Saúde, 33 descartados laboratorialmente e outros 38 aguardam análise. 

Os municípios com notificação foram Camaçari, Candeias, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jacaraci, Jequié, Lauro de Freitas, Lençóis, Porto Seguro, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Texeira de Freitas, Tucano e Vitória da Conquista.

No boletim são analisadas apenas notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com os Cievs municipais.

Até o momento, o Brasil tem 13 casos confirmados da doença. Outros 35 países são monitorados pelo Ministério da Saúde por apresentarem transmissão ativa do coronavírus. Os principais sintomas são febre, tosse ou falta de ar.

Estão em alerta pessoas que visitaram a Alemanha, Argélia, Austrália, Bélgica, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Canadá, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Equador, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Japão, Líbano, Malásia, Noruega, Reino Unido, Romênia, San Marino, Singapura, Suécia, Suíça, Tailândia, Vietnã, além da China, nos últimos 14 dias.

De acordo com a Sesab, o paciente com sintomas deve procurar unidades de saúde para fazer o diagnóstico. Os casos graves devem ser encaminhados a um Hospital de Referência para isolamento e tratamento, enquanto os casos considerados leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) - neste caso, o paciente é tratado em domicílio. 

O diagnóstico do coronavírus só pode ser feito após coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro), que é encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA).