Bahia: Vice-prefeita de Ipiaú, Margarete do Abrigo, testa positivo para covid-19

Dos 91 testados no abrigo de idosos da cidade, seis tiveram resultado positivo para a doença

  • Foto do(a) author(a) Hilza Cordeiro
  • Hilza Cordeiro

Publicado em 1 de maio de 2020 às 19:53

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução/Ipiaú Online

A vice-prefeita da cidade de Ipiaú, Margarete Chagas (PP), conhecida como Margarete do Abrigo, publicou em suas redes sociais, nesta sexta-feira (1), um vídeo afirmando que testou positivo para a covid-19. Administradora do Abrigo de Idosos da cidade, ela é uma das seis pessoas da unidade acolhedora que foram infectadas pelo novo coronavírus. Entre os contaminados, quatro são profissionais da casa e dois são idosos. 

De acordo com o último boletim do município, Ipiaú possui dois óbitos pela doença, além de 35 casos confirmados, 214 suspeitos e 26 aguardando resultado. Segundo levantamento da prefeitura, o bairro do Centro da cidade possuía 11 casos até 28 de abril.

Na gravação feita em casa, Margarete do Abrigo conta que até o momento nem ela e nenhum dos demais infectados do abrigo apresentou sintomas da covid-19 e têm estado de saúde estável. “Estou só em casa para manter a saúde da minha família e não sair por aí espalhando o vírus”, disse. 

Segundo a vice-prefeita, a instituição acolhe 68 idosos e os dois que foram contaminados estão isoladas e sendo acompanhados por um médico da Secretaria Municipal de Saúde. O nome oficial do espaço é Fundação Casa de Deraldina de Amparo à Velhice e, ao todo, 91 pessoas da unidade passaram por teste no último dia 29 de abril. 

Em nota, a secretaria de saúde da cidade informou que será feita a desinfecção do abrigo e a testagem de todos os idosos e funcionários restantes da casa.

Disque-Covid Ipiaú

A prefeitura disponibilizou canais telefônicos para que as pessoas possam notificar suspeitas de covid-19 através dos contatos (73) 99160-2376, (73) 98144-8055 ou (73) 98231-1014, que funciona diariamente das 8h às 17h.

Morte de profissional da saúde na cidade

Uma dos óbitos por covid-19 registrados na cidade foi a de Álvaro Jardim Fernandes, 26, funcionário do Hospital Geral do município. Segundo uma nota de pesar divulgada pela Rede UniFTC, ele cursava o 8º período do curso de Enfermagem, na Faculdade de UniFTC na unidade de Jequié. Álvaro tinha histórico de obesidade e diabetes e estava internado em um hospital público no município de Salvador. O jovem tinha sido candidato a vereador de Ipiaú pelo PMDB nas últimas eleições e no momento, atuava no setor de regulação do Hospital Geral do município. 

Em uma rede social, a prefeita de Ipiaú, Maria das Graças Mendonça também lamentou a perda: “Muito triste a notícia da morte do Ipiauense Álvaro Jardim Fernandes. Um jovem cheio de sonhos, com uma história de vida marcada pelo ato de servir sempre ao próximo. Seu amor por Ipiaú ficará marcado na história do nosso município. Neste momento de profunda dor, rogo a Deus para que conforte os seus familiares e amigos”, escreveu. Álvaro tinha 26 anos e foi homenageado pela administração municipal de Ipiaú (Foto: Reprodução) 

"COVID-FEST"

Uma caminhonete lotada com 20 pessoas foi apreendida na noite do último sábado (25), na cidade de Ipiaú, sul da Bahia. O grupo, que ocupava cabine e carroceria do veículo, terminou chamando a atenção da Polícia Militar. A guarnição da 55ª Companhia Independente fazia rondas na cidade próximo à uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) quando encontrou a turma, por volta das 21h. Os indivíduos, quase todos jovens, disseram que estavam a caminho de um evento apelidado de ‘CovidFest’.

Os envolvidos descumpriram o toque de recolher, imposto no município há mais de um mês por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus. Por lá, os cidadãos não podem sair de casa entre 20h e 5h. No último boletim municipal deste domingo (25), a prefeitura informou que existem 25 casos confirmados da doença e um óbito em Ipiaú. Há também 131 casos suspeitos de contaminação e 241 pessoas seguem em quarentena obrigatória por ter contato direto com casos confirmados.

Segundo a Polícia Militar, durante a abordagem ao grupo os agentes identificaram ainda que o motorista da caminhonete não possuía habilitação e tinha sido contratado para levar as pessoas para o evento. O local não foi informado. Após a interceptação, o veículo foi levado para o pátio do departamento de trânsito da cidade. Os envolvidos, por sua vez, foram conduzidos à delegacia local e, após registro da ocorrência, foram liberados para voltarem para suas residências.

“Os policiais estavam em ronda normal e nesta ronda nos consta fiscalizar o cumprimento do decreto. Foi aí que observaram o carro, que tinha cabine e carroceria muito cheia de gente. O motorista confessou que tinha sido contratado para levar as pessoas para uma festa que elas mesmas chamavam de ‘Covidfest’”, contou o major Jocevã Lima, da 55ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).

Nesta segunda-feira, o motorista da caminhonete levaria o veículo para a zona rural da cidade, onde costuma vender alimentos. Preocupado, o major alertou que, se por acaso um dos jovens estivesse infectado, o vírus poderia ser levado para a comunidade rural, onde o isolamento social é ainda mais frouxo. “Ninguém sabe se ali tinha uma pessoa contaminada e ele ia levar o carro para uma área vulnerável, sem atendimento e onde a preocupação com o isolamento é menor ainda, tudo é um risco”, completa.

Bebidas alcoólicas No veículo, a polícia encontrou ainda latinhas e garrafas long neck de cerveja, o que preocupou ainda mais a guarnição, já que alguns dos participantes tinham menos de 18 anos. De acordo com o major, a delegacia local recolheu nomes e endereços de todos para acompanhar o caso. 

“Nós estamos numa situação delicada de trabalho. As pessoas têm decretos para cumprir de toque de recolher, de funcionamento de comércio, mas quem descumpre esses decretos não são criminosos. Muitos comércios insistem em burlar a regra. A gente sabe que está difícil para todo mundo, mas pode ficar ainda pior”, conscientiza o major.

Através das redes sociais, a prefeita da cidade, Maria das Graças Mendonça (PP) elogiou a atuação da polícia e reprimiu a atitude dos jovens. "Parabenizo à Polícia Militar por mais uma ação que busca preservar a saúde de todos. Infelizmente, apesar do aumento do número de casos confirmados em Ipiaú, ainda muitas pessoas estão brincando. Volto a pedir para que a população nos ajude, ficando em casa!", escreveu ela, no Facebook.