Bandidos explodem caixas eletrônicos no bairro da Mata Escura

Espaço em supermercado ficou parcialmente destruído

  • Foto do(a) author(a) Vinicius Nascimento
  • Vinicius Nascimento

Publicado em 7 de janeiro de 2019 às 08:33

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO

Dois caixas eletrônicos foram explodidos no bairro da Mata Escura durante a madrugada desta segunda-feira (7). Os caixas ficavam nas dependências do supermercado MixBahia, no final de linha do bairro.  A ação aconteceu por volta das 3h30 da manhã.

[[galeria]]

m morador que preferiu não se identificar informou à reportagem do CORREIO que a explosão acordou os moradores, que acionaram a polícia. Segundo a Polícia Civil, o caso está sendo investigado por equipes do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e, em nota, informou que ninguém ficou ferido e nenhuma quantia em dinheiro foi levada pelos bandidos.

A Polícia Civil informou ainda que o local da explosão já foi periciado e os agentes do Draco estão tomando as devidas diligências no caso. Há uma câmera de segurança no local e as imagens serão cedidas para a investigação. Um carro que estava estacionado no local ficou danificado.

Uma outra moradora contou que estava dormindo quando escutou um estrondo forte e se jogou da cama por conta do susto. Segundo a moradora, que também não quis se identificar, ela teve prejuízos em sua casa. Duas janelas e uma porta ficaram danificadas por conta da explosão. A casa onde vive há mais de 15 anos fica muito próxima do supermercado onde aconteceu a ocorrência."Eu não sabia o que fazer. Fiquei paralisada", relata a moradora.Aposentado e morando na Mata Escura há mais de 10 anos, Francisco Andrade, 65, foi pego de surpresa ao ver os caixas eletrônicos completamente destruídos: era lá onde ele costumava sacar dinheiro após sair dos cultos ou chegar da rua“Fui pego de surpresa. Moro um pouco distante daqui [onde aconteceu a explosão] e não ouvi quando colocaram a bomba. Aí passando aqui de manhã que fui ver o que aconteceu. A gente se sente inseguro, né?!”, indaga o aposentado.Em nota, a Polícia Militar informou que segundo informações da 48ª Companhia Independente da Polícia Militar por volta das 3h, criminosos com a utilização de dois veículos explodiram dois caixas eletrônicos que ficam na parte externa de um supermercado localizado na Rua Direta de Mata Escura. "Imediatamente três viaturas da unidade foram até o local, mas os criminosos já tinham fugido. A área foi isolada e a equipe da perícia acionada", disse, em nota.

Segundo Augusto Vasconcelos, presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, existe uma “necessidade de mais investimentos em segurança, além de uma maior convergência de esforços entre bancos e poder público para coibir esse tipo de prática”. O sindicalista aponta que já existem dispositivos tecnológicos, a exemplo daquele mais famoso que mancha as cédulas do caixa em caso de arrombamento e inviabiliza o uso do dinheiro roubado.“Defendemos que todos os caixas eletrônicos do país sejam e tenham esse dispositivo o que certamente inibiria essas ocorrências. Banco é um dos setores mais lurativos da economia nacional, mas em nosso entendimento eles investem muito pouco na segurança física de agências e caixas”, explica o presidente do sindicato.Apesar de ficar nas dependências do supermercado MixBahia, bem próximos a uma entrada de carga e descarga de produtos, os caixas eletrônicos do modelo 24 horas pertencem à empresa TecBan. Em nota, a empresa afirmou que “o Banco24Horas confirma a tentativa de roubo a dois de seus caixas eletrônicos em Mata Escura, Salvador. A empresa coopera com as autoridades que investigam o caso”.

Um levantamento do Sindicato dos Bancários aponta que só em 2018 a Bahia registrou 49 ataque a caixas eletrônicos e agências bancárias. O último caso registrado no levantamento era o do caixa eletrônico explodido no interior de uma agência em Conceição de Feira. Em Salvador, o último caso registrado no levantamento foi o que aconteceu no interior da Câmara de Vereadores, quando bandidos invadiram a agência e fizeram reféns antes de assaltar a agência do Santander. O caso desta segunda-feira, na Mata Escura, foi o primeiro registrado no ano em todo o Estado.

*Com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier