Bate-papo literário e espetáculos infantis marcam o segundo dia de Fliquinha

Dia das Crianças lotou o Cine Theatro de Cachoeira

  • D
  • Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2018 às 23:25

- Atualizado há um ano

. Crédito: Diogo G. Andrade/Divulgação

O público infantil aproveitou o Dia das Crianças de um jeito especial na Fliquinha, nesta sexta-feira (12).  A programação começou às 09h30, com a autora Lulu Lima batendo um papo com a criançada sobre a obra A Coruja me Contou?, seguido do autor Odilon Moraes, e a apresentação do Coletivo Duo com o espetáculo Em Busca da Ilha desconhecida”, que movimentou o Cine Theatro de Cachoeira. O evento, que tem atrações focadas na criançada, segue até domingo (veja programação abaixo). 

"Para nós é muito importante estar fazendo a festa literária, especialmente neste Dia das Crianças. Tudo aqui é pensado para eles. Este evento é importante para reforçar o estimulo à leitura na vida das crianças. Esta troca entre crianças e autores se dá de uma forma muito especial. Nós esperamos que eles sejam muito felizes aqui", afirmou a jornalista Mira Silva - que divide a curadoria da Fliquinha com Lilia Gramacho. 

[[galeria]]

Em seu terceiro ano na Fliquinha, a estudante Isabelle Lima, 22, levou a filha, Ágata Samile, 4, e os sobrinhos para comemorar o Dia das Crianças. “É uma festa muito importante para o aprendizado não só das crianças, mas de adultos. No mundo em que as tecnologias estão cada vez mais fortes, precisamos lembrar que ler muda vidas”, destaca ela, que é poeta e sonha em lançar um livro. (Foto: Naiana Ribeiro/CORREIO) Para a estudante do 5º ano Yasmin de Oliveira, 10 anos, as programações para todas as idades espalhadas pela cidade são sinônimo de diversão, mas também de aprendizado. “Vim na Fliquinha no ano passado e achei muito legal. Acho que esse evento desperta na gente uma vontade de ler e de aprender mais. Muitas coisas que leio me ajudam na escola e na vida. Ano passado, por exemplo, ganhei um livro sobre as heroínas do Brasil e conheci a história de Maria Quitéria. Desde então, me inspiro nela. Acho que ela foi muito corajosa por defender nosso estado”, explica a jovem. (Foto: Naiana Ribeiro/CORREIO) Yasmin foi ao evento acompanhada da tia, a secretária escolar Liane da Paz, 37. “Mais do que despertar nas pessoas o desejo de ler, a Flica estimula que crianças e adultos possam pensar e refletir temas atuais”, opina Liane.

Acompanhe a cobertura completa da Flica 2018

Em sua primeira vez na festa, a pequena Geovanna Raika Andrade, 11, também não tirava o sorriso do rosto. Junto com seus amigos de escola, ela veio em excursão para a Flica. Viajou cerca de 5h da região de Palma, em Jaguaripe, até a cidade histórica. “Gostei mesmo da movimentação nas ruas e das tendas com contação de histórias. Para todo lugar que a gente vai, tem alguma coisa acontecendo. Pretendo voltar”, conta. (Foto: Naiana Ribeiro/CORREIO) O dia também foi marcado pela apresentação do grupo Canastra Real, bate-papo com a autora Ana Claudia Bastos, apresentação do espetáculo Minha Aldeia com o Teatro Griô, e roda de bate-papo entre o autor Odilon Moraes e os pais das crianças.

A Fliquinha faz parte da Festa Internacional de Cachoeira (Flica) e tem o patrocínio máster do BNDES e Governo do Estado, apoio da Prefeitura Municipal de Cachoeira e Caixa, e realização Cali, Icontent, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Fliquinha 2018

Sábado (13 de outubro)Apresentação 15 [9h30 às 10h30] – Meu primeiro livro Autores: Cássia Valle - "Calu" / Adilson Passos – “Bonecas Abayomi” / Renata Gobira – “A Paixão de Sophie” Mediação: Mira Silva Apresentação 16 [10h30 às 11h10] – Diversos livros Autora: Ciça Fittipaldi Mediação: Mira Silva Apresentação 17 [11h30 às 12h30] – Espetáculo Infantil “Ponta de areia, pedaço do céu” Grupo: Finos Trapos Apresentação 18 [14h30 às 15h] – Bate-papo com autora Autora: Emília Nuñes Mediação: Mira Silva Apresentação 19 [15h30 às 16h30] – Bate-papo com autor Autor (a): Gusti Mediação: Mira Silva Apresentação 20 [16h30 às 17h30] – Espetáculo teatral “Os fogatas” Grupo: CIA Cuca de Teatro Mediação: Mira Silva Apresentação 21 [19h30 às 21h] – Bate-papo com pais e professores Autores: Gusti / Ciça Fittipaldi Mediação: Mira Silva Domingo (14 de outubro)Apresentação 22 [9h30 às 10h30] – Espetáculo musical Quabales O projeto sócio-cultural Quabales, idealizado por Marivaldo dos Santos e Fernanda Mello, tem como objetivo a inclusão de adolescentes e jovens do bairro Nordeste de Amaralina, usando a música e a arte como ferramenta de transformação social.