Biblioteca: pesquisador recebe ofício do governador informando providências

Governo criará grupo de trabalho para avaliar situação das 8 bibliotecas estaduais

  • Foto do(a) author(a) Thais Borges
  • Thais Borges

Publicado em 28 de fevereiro de 2018 às 18:44

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arquivo CORREIO

Frequentadores apontaram diversos problemas na Biblioteca Central dos Barris (Foto: Arquivo CORREIO) O jornalista e pesquisador Claudio Leal, que denunciou a situação da Biblioteca Central do Estado, na semana passada, recebeu um ofício do governo do estado nesta quarta-feira (28) falando que providências serão tomadas para solucionar os problemas. Leal publicou uma carta aberta destinada ao governador Rui Costa (PT), na qual falou de sua experiência como pesquisador no local.

Na biblioteca, ele encontrou um espaço com cortes na limpeza e na segurança, além da ausência de jornais diários no setor de periódicos que data de 2016. Nesta quarta-feira (28), o CORREIO mostrou as dificuldades enfrentadas pelos pesquisadores na biblioteca – um deles chegou a se deparar com uma barata.

“A secretária particular de Rui Costa me enviou ofício esta manhã dizendo que o governador cobrou providências da secretaria responsável pela Biblioteca Central dos Barris -  a Secretaria de Cultura - com protocolo e telefone para acompanhar o pleito”, publicou Claudio, no Twitter.

No documento, que data da última segunda-feira (26), mas que só chegou nesta quarta ao jornalista, consta que "o referido pleito foi encaminhado à Secretaria competente para providências". Ele é assinado por Elisa Cristina Guimarães Pellegrini, secretária particular do governador.

Procurada pelo CORREIO desde segunda-feira (26), a Fundação Pedro Calmon (FPC), responsável pela biblioteca, continuou sem comentar o caso. A reportagem também procurou a Secretaria de Cultura do Estado (Secult), que não se posicionou. Banheiros sujos são citados em carta de pesquisador (Foto: Marina Silva/CORREIO) Grupo de trabalho No final da tarde desta quarta-feira (28), a secretaria de Comuicação do Estado (Secom) informou, por meio de nota, que o governador Rui Costa "determinou imediata avaliação técnica de estrutura física de todas as bibliotecas públicas estaduais", além da criação de um grupo de trabalho, envolvendo as secretarias da Cultura (secult) e da Administração (Saeb) para atender à determinação.

Ainda de acordo com a nota, "uma equipe de engenheiros da Saeb já iniciou atividade em campo para apresentar relatório com máxima agilidade ao governador". O objetivo de Rui, segundo informou a Secom, "é criar um plano de requalificação e modernização das oito bibliotecas públicas administradas pelo Governo do Estado".

No site da Fundação Pedro Calmon, constam que são administrados pela Secult o Arquivo Público do Estado da Bahia (Apeb) e a Biblioteca Anísio Teixeira (Pelouriunho), Biblioteca de Extensão (Barris), Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (Nazaré), Biblioteca Juracy Magalhães Neto (no Rio Vermelho e em Itaparica), a própria Biblioteca Central do Estado da Bahia (Barris), Biblioteca Pública Thales de Azevedo (Costa Azul) e Biblioteca Virtual Consuelo Pondé.

Também são administrados pela Fundação o Centro de Memória da Bahia, o Memorial dos Governadores Republicanos e a Casa Afrânio Peixoto (Lençóis).

CORREIO doará assinaturas O jornal CORREIO vai doar à Biblioteca Central do Estado da Bahia duas assinaturas anuais diárias do jornal, além do acesso digital. Na carta endereçada ao governador Rui Costa, o jornalista Claudio Leal afirma que a biblioteca cortou as assinaturas da Tribuna da Bahia em agosto de 2016 e do jornal A Tarde em junho de 2016. Edições do CORREIO foram encontradas até dezembro daquele ano por conta de doações feitas por frequentadores. Exemplares de jornais mais recentes são de 2016 (Foto: Marina Silva/CORREIO)