Black Friday pede cuidados com segurança na internet; veja dicas de segurança

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  • Ivan Dias Marques

Publicado em 25 de novembro de 2020 às 06:00

- Atualizado há um ano

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A Black Friday está chegando (será na sexta-feira, 27) e o volume de compras e, consequentemente, de dados vai aumentar bastante na internet. Segundo estudo realizado pela agência TracyLocke Brasil, em parceria com a Behup, cerca de 83% dos brasileiros vão comprar em lojas online este ano. Para quem usa a rede para cometer crimes é também uma oportunidade de querer se aproveitar da falta de cuidado de usuários para lesá-los.

Os pesquisadores de segurança da Kaspersky, empresa internacional de cibersegurança, observaram um crescimento de 9% nas atividades fraudulentas no período que antecede a Black Friday. Entre 29/10 a 18/11, foram detectados 196 ataques de phishing por minuto na América Latina – esta é a tática mais usada para roubar credenciais (logins e senhas) e clonar cartões de crédito.

Assim, é bom ficarmos atentos nas dicas de cibersegurança para não termos dor de cabeça.

Empresas como Kaspersky, Cipher e NetSecurity apresentaram dicas para quem não quer vacilar na Black Friday: Confira a autenticidade do aplicativo antes de fazer o download - Nas compras via celular, sempre faça o download de aplicativos nas lojas ou sites oficiais das marcas. Esteja ciente de quais informações ou permissões estão sendo solicitadas antes de instalar um aplicativo. Evite fazer o download de lojas de terceiros. Para compras online, utilize o cartão virtual - Como o código de segurança atualiza a cada compra, o cartão virtual se torna alternativa mais segura para os usuários. Verifique se o site que você está acessando é seguro - É importante que o usuário observe, ao efetuar a compra on-line, se o site tem protocolo de segurança e certificado HTTPS válido. Estes detalhes são vistos no próprio navegador, a partir da imagem de um cadeado na barra de navegação e do endereço da página. Além disso, uma outra dica é que, antes de clicar em algum endereço, o consumidor passe o mouse no banner da mensagem ou botão para ver no canto da tela se o link direciona para o endereço oficial da loja. Não use a mesma senha para todos os acessos - É complicado escolher e lembrar de senhas diferentes para o acesso on-line ao banco, e-commerce, computador corporativo, contas de e-mail, redes sociais etc. No entanto, lembre-se que se um hacker tiver acesso a uma senha, ele pode ter acesso a todas as suas outras contas e dados contidos nelas – e, de brinde, encontrar uma porta para roubar dados pessoais. A dica também vale para os lembretes de senha, que nunca devem ser ativados. Desconfie de ofertas muito vantajosas - Analise se as ofertas são reais e se não tiver certeza, não arrisque. O ideal é ir direto ao site oficial da marca e pesquisar o produto desejado. Não ignore as notificações de atualização do celular ou computador - Tenha atualizações como um hábito comum. Atualizações possuem patches (software para correção de bugs) de segurança importantes que realmente precisam ser executados.  Tenha um antivírus com com tecnologia anti-phishing e atualizado - O phishing é modo mais comum de criminosos fisgarem pessoas, geralmente com um link. Se mantenha protegido, com um antivírus atualizado e com o firewall em nível de segurança adequado. Não confie em mensagens em redes sociais - Telegram, WhatsApp, Facebook, Twitter e Instagram são canais usados pelos cibercriminosos para coletar dados ou mesmo roubar senhas. Tente entrar no site da empresa que supostamente enviou a mensagem sem clicar no link que mandaram e verificar se aquela promoção ou produto realmente existe. Desconfie se houver excesso de informações pessoais pedidas - Alguns sites e empresas que utilizam dados pessoais para criar uma base de roubo de informação. Desconfie do excesso de dados solicitados, tais como dados bancários e informações adicionais de cartão de crédito. Normalmente são solicitados: nome, CPF e endereço de entrega. Panasonic aposta em primeira Android TV Para essa Black Friday, a Panasonic traz uma novidade: seu primeiro televisor com Android TV e Google Assistente. São dois tamanhos na linha HX550, de 50" (R$ 2.719,15 na loja da empresa) e 55" (R$ 3.144,15, no mesmo local), ambas 4k Ultra HD Led. Para quem não conhece o sistema Android TV, ele é o oficial da Google para Smart TVs e o Google Assistente é a forma para se comunicar por voz para acessar canais, séries, filmes e tudo mais que o cliente desejar, até mesmo comandar sistemas de Internet das Coisas (IoT, sigla em inglês), como lâmpadas e tomadas inteligentes. “Estamos atravessando um momento em que as pessoas passam mais tempo em seus lares e necessitam de tecnologias que tornem o seu dia a dia mais inteligente, além de oferecer mais opções de entretenimento”, analisa Fabio Ribeiro, Gerente Geral de Marketing da Panasonic do Brasil.

EVO! desenvolve primeira plataforma para transporte de veículos

Muitas vezes, quando uma pessoa ou uma empresa adquire um veículo, fica imaginando onde a cegonha (aquele caminhão que carrega carros) está e se o produto está em segurança, seja ele novo ou usado. Pensando nisso, a startup EVO! desenvolveu o que ela considera a primeira plataforma para gestão e controle no transporte de veículos do país. "Para os embarcadores a EVO! promove redução do valor dos fretes por meio de um sistema de contratação baseado em pregão que estimula a competitividade entre as transportadoras", diz a empresa. Algumas das ferramentas oferecidas são: rastreamento veicular, vistoria digital, acesso a informações detalhadas do veículo e uma geração de estatísticas que permite ao cliente escolher a empresa que oferece o melhor serviço baseado em experiências anteriores.