Blitz na Pituba tem 124 testes e encontra mulher com coronavírus

salvador
07.04.2020, 18:54:00
Atualizado: 07.04.2020, 19:38:31
Prefeitura realizou testes rápidos na Pituba (Foto: Arisson Marinho/ CORREIO)

Blitz na Pituba tem 124 testes e encontra mulher com coronavírus

Paciente tem 31 anos e não tem mais capacidade de transmitir a doença

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

O primeiro dia de blitze para detectar possíveis casos de coronavírus terminou com 124 pessoas submetidas a testes rápidos e um diagnóstico positivo de covid-19. A ação desta terça-feira (7) ocorreu no bairro da Pituba, que concentra o maior número de infectados no estado.

A estratégia, que conta com a parceria de profissionais de saúde e da Transalvador, foi realizada nas mediações da Praça Nossa Senhora da Luz. A paciente que testou positivo foi uma mulher, de 31 anos, que mora no Horto Florestal.

De acordo com a análise laboratorial, ela já se enquadra no perfil sorológico de cura da doença e apresentou apenas sintomas gripais. Ou seja, ela está curada e não tem mais a capacidade de transmitir a doença para outras pessoas.

“Nosso objetivo com a testagem em massa da população é repetir em Salvador a iniciativa bem sucedida em países como Coréia do Sul que conseguiram identificar e isolar um grande número de infectados, impedindo assim um disseminação mais rápida do vírus. Nossa expectativa com essa mobilização é seguir com o achatamento da curva epidemiológica na cidade, evitando assim um colapso da rede assistencial”, destacou Leo Prates, titular da Saúde soteropolitana.

Durante a ação, técnicos da Secretaria Municipal da Saúde mediram a temperatura das pessoas dentro dos carros. Quem apresentou quadro febril -  acima de 37,8 ºC - e sintomas compatíveis com a doença por mais de sete dias, foi submetidos à testagem.

O exame possui 80% de confiabilidade e o resultado é encaminhado ao próprio paciente, pelo celular. Caso o resultado seja positivo, a pessoa é orientada a iniciar o isolamento domiciliar e a Secretaria se Saúde entra em contato para dar mais orientações.

Nesta quarta-feira (8), as blitze ocorrerão no Subúrbio Ferroviário, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas