Blitze com 100 mil testes para detectar coronavírus serão iniciadas na segunda (13)

coronavírus
09.04.2020, 16:26:00
Atualizado: 09.04.2020, 16:26:21
( Arisson Marinho/CORREIO)

Blitze com 100 mil testes para detectar coronavírus serão iniciadas na segunda (13)

Ação ocorrerá de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às, sempre em diferentes pontos da cidade

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

As blitze montadas para aplicação de testes rápidos para detecção do novo coronavírus serão retomadas em Salvador nesta segunda-feira (13), em diversos bairros da capital.

Na retomada da ação, 100 mil novos testes serão aplicados em motoristas que estiverem passando pelos locais. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as blitze devem ocorrer de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às, sempre em diferentes pontos da cidade.

Durante a ação, técnicos da SMS medirão a temperatura das pessoas dentro dos carros. Quem apresentar quadro febril -  acima de 37,8 ºC - e sintomas compatíveis com a doença por mais de sete dias, será convidado a fazer a testagem.

O exame possui 80% de confiabilidade e o resultado é encaminhado ao próprio paciente, por mensagem de texto, pelo celular. Caso o resultado seja positivo, a pessoa é orientada a iniciar o isolamento domiciliar e a Secretaria de Saúde entra em contato para dar mais orientações.

Os primeiros testes já começaram a ser aplicados nesta semana, em blitze na Pituba e na 1ª Rótula de Paripe, no Subúrbio Ferroviário. No primeiro dia, 124 pessoas foram abordadas e uma mulher de 31 anos, residente do Horto Florestal, testou positivo para covid-19.

De acordo com a análise laboratorial, ela já se enquadra no perfil sorológico de cura da doença e apresentou apenas sintomas gripais. Ou seja, ela está curada e não tem mais a capacidade de transmitir a doença para outras pessoas. O balanço da blitz feira em Paripe não foi divulgado.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas