Bloco de cinquentonas, fantasia e alegria: veja como foi o Pré-Carnaval do Carmo

carnaval
20.02.2020, 00:33:00
Atualizado: 20.02.2020, 08:21:26
Integrantes do Bloco Tomba (Toda Menina Baiana) (Marina Silva/ CORREIO)

Bloco de cinquentonas, fantasia e alegria: veja como foi o Pré-Carnaval do Carmo

O Santo Antônio Além do Carmo ferveu

O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


Personalidade forte e charme são duas características que costumam se destacar em qualquer multidão.  E em qualquer cidade. O Santo Antônio Além do Carmo é a prova desta máxima e fica bem no coração de Salvador.

Nesta quarta-feira (19), em mais um dia de Pré-Carnaval, o bairro também entrou na onda e fez a sua própria festa. Gente fantasiada, bloquinhos gratuitos, outros pagos, fantasias e muita paquera... 

Quem foi percebeu um público mais maduro, entre 40 e 50 anos. Uma festa de coroa, como bem descreveu a foliã Luciana Leite - que saiu no bloco Tomba (Toda Menina Baiana) e ainda curtiu a festa com a banda Marana. Mas idade não significa pouca animação. Todo mundo cantava as músicas e, volta e meia, ainda rolava chance de flerte. Ou frete, já que estamos em Salvador.

Para o advogado Felipe Farias, 43, a dificuldade para o acesso de veículos explica a menor frequência de jovens no público do bairro durante a folia. “Chegar e principalmente sair daqui é muito difícil, então acaba excluindo muita gente”, diz.

Às 18h, o pontual bloco Tomba saiu das imediações da Igreja do Carmo para fazer o circuito com destino à Cruz do Pascoal. Diretora do bloco, Eneida Isnard conta que foi o quarto ano da folia na rua, antes de destacar que o Tomba foi uma ideia de sete mulheres cinquentonas que queriam curtir a festa à sua maneira, com fanfarra, fantasias e grupos de percussão.

(Marina Silva/ CORREIO)
(Marina Silva/ CORREIO)
(Marina Silva/ CORREIO)
(Marina Silva/ CORREIO)
(Marina Silva/ CORREIO)

“Estamos aqui pelo quarto ano com essa alegria enorme e é sempre uma satisfação fazer nosso bloquinho”, contou Eneida. Em 2020, o tema do Tomba foi “Santo Antônio de Todas as Carmens”, uma homenagem a Carmen Miranda, só que em uma releitura com menos frutas e tons de preto.

Entre os casais, estavam Manoel Alves e Rosane Vergne. Juntos há 29 anos, eles confirmam que amor de Carnaval existe, sim. O casal se conheceu durante a festa de Momo quando ainda moravam no Centro da Cidade.

“Eu morava ali no Pelourinho e ela, aqui no Carmo. E aí ficou esse amor de Carnaval. Como dizer que não existe?”, afirmou Manoel, que é mestre de capoeira e mais conhecido como Touro de Angola. Hoje, mora na Praia do Flamengo com a esposa, mas garante que não abandona a festa no Carmo por nada.

*com supervisão da subeditora Tharsila Prates

O CORREIO Folia tem o patrocínio do Hapvida, Sotero Ambiental, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador, apoio do Salvador Bahia Airport e da Claro.

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/abner-pinheiro-publica-foto-com-bebe-nunca-vou-desistir-de-voce/
Briga após influencer baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-polemica-com-teste-de-dna-e-traicoes-sthe-vai-processar-abner/
Briga após influencer baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-live-com-miley-cyrus-anitta-e-chamada-de-icone-pop-brasileiro/
Cantoras conversaram via Instagram e dançaram Rave de Favela
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ajustes-deixaram-a-ranger-mais-competitiva/
Em vídeo, Antônio Meira Jr., explica o que mudou na picape da Ford
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-teste-de-dna-e-traicoes-abner-e-sthe-ganham-mais-de-16-mi-de-seguidores/
Treta após baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado do mundo nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/baco-exu-do-blues-lanca-ep-contra-o-tedio-da-quarentena/
Preso em casa, artista produziu nove faixas em três dias
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bolsonaro-muda-o-tom-e-diz-que-coronavirus-e-maior-desafio-da-nossa-geracao/
Presidente criticou isolamento mais rígico e voltou a ser alvo de panelaços; veja vídeos em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/leo-picon-admite-ser-o-ex-em-comum-de-manu-gavassi-e-rafa-kalimann/
Participantes do BBB falaram, no programa, que já se relacionaram com a mesma pessoa
Ler Mais