Boato no WhatsApp leva multidão à porta do Simm, no Comércio

Grupo chegou a fechar avenida após descobrir que anúncio de vaga no BRT era falso

  • D
  • Da Redação

Publicado em 2 de maio de 2018 às 20:46

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Evandro Veiga/CORREIO

Movimento no SIMM foi acima do normal nesta quarta (Foto: Evandro Veiga/CORREIO) Se você estivesse desempregado e recebesse uma mensagem no WhatsApp sobre uma vaga de emprego, o que faria? Com o currículo na mão, dezenas de pessoas compareceram na manhã desta quarta-feira (2) à sede do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM), no Comércio, em busca de duas supostas vagas de emprego no BRT, obra de mobilidade que vai ligar a Lapa à região do Iguatemi.

Ao descobrirem que a informação era falsa, a esperança das pessoas virou revolta e um protesto foi iniciado. A Transalvador informou que a manifestação teve início por volta das 8h30 e terminou por volta das 10h30. De acordo com o Centro Integrado de Comunicações (Cicom), os manifestantes chegaram a bloquear a Avenida Miguel Calmon.

O Cicom informou que os policiais militares da 16ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Comércio) tiveram que "usar agente químico devido aos ânimos exaltados dos manifestantes". "Ninguém ficou ferido e não foram efetuadas prisões", continuou o Cicom.

O congestionamento resultante do bloqueio atingiu, além da Avenida Miguel Calmon, a Avenida Contorno, o Campo Grande e o Politeama. De acordo com a Transalvador, ao final da manifestação, o congestionamento já estava próximo do Teatro Castro Alves. 

A Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), órgão que administra o Simm, afirmou que a informação sobre as vagas na área da construção civil não procede. "Estas vagas não foram divulgadas por parte do SIMM. Foi uma Fake News [notícia falsa] que está circulando em grupos de WhatsApp” afirmou, por meio de nota, o secretário da Semtel, Geraldo Júnior. 

O secretário afirmou ainda que será programada uma reunião entre a Secretaria de Mobilidade (Semob) com a empresa vencedora da licitação das obras do BRT, e que a prefeitura solicitou que as intermediações das contratações sejam feitas pelo Simm, “mas ainda sem data prevista para o chamamento", comentou o secretário.

Veja como não cair em boatos no WhatsApp(Dicas elaboradas pela Agência Lupa e pelo Canal Futura) Busque a informação em outros sites Dificilmente um site de notícias ou um blog é dono de um “furo” por muito tempo. Se, após uma busca, você encontrar a notícia apenas uma vez, é bem possível que seja falsa. Muitos portais são criados pelos propagadores de boatos apenas para multiplicar a notícia.

Assim, se ela estiver disponível em outro site, ainda será preciso analisar sua credibilidade. Também preste atenção e tenha cuidado com informações que estejam em vários sites, mas citem uma única fonte. Busque os autores da informação  Quando pessoas públicas ou instituições forem citadas como autoras, verifique se ela foi divulgada em seus sites e perfis oficiais nas redes sociais.

Busque também por pesquisas ou especialistas que sustentam a informação e descubra se eles realmente existem ou foram inventados. Por fim, consulte outros sites para confirmar se a informação é nova ou foi requentada, o que é muito comum acontecer nas redes sociais.