Boca de urna mostra vitória de Moon Jae-in na Coreia do Sul com 41,4% dos votos

mundo
09.05.2017, 09:10:00
Atualizado: 09.05.2017, 09:16:09

Boca de urna mostra vitória de Moon Jae-in na Coreia do Sul com 41,4% dos votos

É prevista vitória do candidato liberal Moon Jae-in na votação desta terça-feira (9), que escolhe o sucesso da presidente Park Geun-hye, cujo impeachment foi confirmado em março

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Pesquisa de boca de urna na Coreia do Sul preveem vitória do candidato liberal Moon Jae-in na votação desta terça-feira (9), que escolhe o sucesso da presidente Park Geun-hye, cujo impeachment foi confirmado em março.

Boca de urna mostra vitória de Moon Jae-in na Coreia do Sul com 41,4% dos votos (Foto: AFP)

Segundo o levantamento organizado pelas três maiores redes de televisão do país, o político de 64 anos tem 41,4% dos votos, uma margem de 18,1 pontos porcentuais sobre seu rival mais próximo, Hong Joon-pyo, que pertence ao mesmo partido de Park.

Se confirmado, o resultado encerra nove anos de liderança do partido conservador e traz ao poder um forte defensor de relações mais próximas com a Coreia do Norte. Ex-líder estudantil e advogado de direitos humanos, o parlamentar já disse que o país precisa aprender a dizer "não" aos Estados Unidos.

O comparecimento às urnas ultrapassou 75% esta eleição, um resultado do forte interesse público na corrida após meses de manifestações públicas que levaram centenas de milhares às ruas.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas