Bolsonaro anuncia demissão de Vélez do Ministério da Educação

O professor Abraham Weintraub será o substituto de Vélez

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2019 às 11:41

- Atualizado há um ano

. Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta segunda-feira (8) a demissão do ministro da Educação Ricardo Vélez. A saída dele do cargo já havia sido ventilada pelo próprio presidente na semana passada, durante encontro com jornalistas.

A saída foi anunciada no Twitter, junto ao anúncio do professor Abraham Weintraub como substituto de Vélez. "Comunico a todos a indicação do Professor Abraham Weintraub ao cargo de Ministro da Educação. Abraham é doutor, professor universitário e possui ampla experiência em gestão e o conhecimento necessário para a pasta. Aproveito para agradecer ao Prof. Velez pelos serviços prestados", escreveu.

Exonerações Na semana passada, a Casa Civil exonerou um de seus principais assessores, Bruno Garschagen, que era responsável pela comunicação e contato com a imprensa. Garschagen é jornalista e muito ligado a Olavo de Carvalho. É autor de um livro intitulado Pare de Acreditar no Governo. Os agradecimentos iniciais incluem o guru dos bolsonaristas “pela amizade” e o atual ministro “pelas preciosas observações e sugestões”.

Garschagen, segundo o Estado apurou, foi um dos assessores que participaram da decisão de mandar às escolas a carta do ministro com slogan da campanha de Jair Bolsonaro e com pedido para que as crianças fossem filmadas cantando o Hino Nacional.

Seu livro pretende discutir a razão de os brasileiros odiarem os políticos, mas acharem “que cabe ao governo resolver os problemas sociais, políticos econômicos”.