Bolsonaro corta 13,7 mil cargos em universidades públicas

Ministério da Economia informou que ainda não há números referentes à Bahia

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de março de 2019 às 14:35

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O decreto assinado por Jair Bolsonaro no dia 13 de março, que eliminou 21 mil vagas pelo governo, extinguiu cargos, funções e gratificações principalmente nas universidades federais. Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, pelo menos 13.710 vagas estavam em instituições de ensino, o que corresponde a 65% do total do corte.

Ainda segundo a publicação, cargos de direção, funções comissionadas em coordenação de cursos e gratificações concedidas a professores foram extintas. 

O CORREIO tenta identificar, entre as universidades federais da Bahia, qual foi a dimensão do corte. Questionado pelo CORREIO, o Ministério da Economia afirmou que ainda não pode informar o número relacionado à Bahia. Para isso, precisará esperar o fechamento da folha de pagamento de março, o que ocorre em abril. 

A reportagem procurou a Universidade Federal da Bahia (Ufba), mas ainda não obteve retorno.

A Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) também foi procurada, mas não confirmou o afastamento de nenhum servidor.

A Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira (Unilab) não foi informada de nenhuma determinação para extinção de cargos ou funções.

O governo não detalhou as áreas mais afetadas pela eliminação dos postos na administração federal na divulgação da medida na quarta-feira (13). A Folha identificou que  foram eliminadas todas as funções gratificadas das recém-criadas universidades federais de Catalão (GO), Jataí (GO), Rondonópolis (MT), Delta do Parnaíba (PI) e Agreste de Pernambuco (PE).