Bolsonaro diz que fará pronunciamento na TV contra o isolamento social

Presidente defende abertura geral de estabelecimentos

Publicado em 16 de maio de 2020 às 11:58

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: AFP

O presidente Jair Bolsonaro pretende fazer neste sábado (16) um novo pronunciamento em rede nacional de TV e rádio para defender mais uma vez o fim de medidas de isolamento social.

Segundo apurou o O Estado de S. Paulo, a intenção do presidente é pregar um "cavalo de pau" nas atuais determinações de Estados e municípios, citando que já incluiu uma série de atividades na lista de serviços essenciais, o que permite o funcionamento mesmo durante a pandemia do coronavírus.

A intenção de fazer o novo pronunciamento - o sexto desde o início da crise - foi revelada pelo presidente na quinta-feira (14), durante videoconferência com empresários no Palácio do Planalto. "Nós temos que ter mais do que comercial de esperança, transmitir a confiança. Tanto é que vamos ter um pronunciamento gravado para sábado à noite nessa linha", disse o presidente na ocasião.

O presidente defende uma abertura geral de estabelecimentos e o chamado "isolamento vertical" - que vale apenas para idosos e doentes. Contra as medidas de restrição adotadas por governadores e prefeitos, Bolsonaro tem argumentado que o fechamento do comércio trará o "caos" e a "fome" para a população que está sem renda.

O pronunciamento ainda não havia sido gravado até a noite de ontem, o que só deve ocorrer neste sábado. Em sua última mensagem em rede nacional, Bolsonaro já havia pedido a volta ao trabalho e responsabilizado governadores por medidas de distanciamento social.

Segundo o próprio presidente, esse pronunciamento deverá passar pela revisão do ministro da Economia, Paulo Guedes. "Pedi ao Paulo Guedes que já comece a revisar o que eu vou falar para gente dar mensagem logicamente objetiva, voltada para a vida, voltada para a economia, para nós sairmos da situação em que nos encontramos", disse.

Ao falar a apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada ontem, Bolsonaro disse que está fazendo "o que pode". "A lei me deu o direito de escolher as atividades essenciais. O resto, que não é essencial, é a cargo de governadores e prefeitos", disse.