Brasil reforça vigilância contra peste suína africana

economia
19.09.2018, 19:53:47
Atualizado: 19.09.2018, 20:14:59

Brasil reforça vigilância contra peste suína africana

A doença está erradicada no país desde 1984, mas vem se alastrando em nações da Ásia, África e Europa

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) determinou o reforço na fiscalização da vigilância nos portos, aeroportos e fronteiras para diminuir os riscos do ingresso no Brasil da Peste Suína Africana (PSA). Em agosto deste ano foram registrados casos da forma clássica da doença no Japão. Mas desde o ano passado a doença vem se alastrando pelo Leste Europeu, Ásia, África e Russia. Os servidores do Mapa ligados aos órgãos de vigilância e inspeção animal devem aumentar a fiscalização sobre alimentos e bagagens, provenientes das áreas afetadas pela PSA. A orientação é que alimentos vindos dos países ondem foram detectados focos da doença sejam descartados ou incinerados. Em vídeo, o Ministro de Agricultura, Blairo Maggi, alertou a população para que evite transportar alimentos provenientes dessas regiões e pediu aos produtores rurais atenção redobrada ao plantel.

Também vai ser intensificado o cuidado nas emissões de autorização de importação de produtos como rações de animais que possam disseminar o vírus da doença. A orientação é reforçar ainda o sistema de quarentena adotado em caso de importação de material genético e de animais vivos. O procedimento de quarentena, realizado na Estação Quarentenária de Cananéia, em São Paulo, prevê que os animais e produtos importados só podem ser liberados depois de comprovada a sanidade. A PSA é provocada por um vírus resistente, o VSPA. O vírus não oferece risco aos humanos, mas pode provocar a morte rápida dos animais e é altamente infecciosa. Além dos suínos, os javalis também podem ser atingidos. O vírus pode permanecer por até três meses nas fezes dos animais, e por até nove meses em alimentos maturados.

Sintomas

O vírus pode ficar incubado de 5 a 21 dias. Os sinais clássicos da doença incluem febre alta - no caso dos suínos entre 40 e 42 graus - coloração avermelhada na pele (visível apenas nos suínos de pele clara), falta de coordenação motora, hemorragia no nariz, na orelha, nas patas e no abdômen, perda de apetite, diarreia, problemas respiratórios e morte súbita dos animais.

Vacina

Não existe vacina para evitar a PSA. As medidas de higiene ainda são as mais recomendadas para o controle da doença. Também não existe tratamento, e os animais infectados devem ser sacrificados.

Prevenção

Entre os procedimentos de prevenção está a não utilização de restos de comida para alimentação animal. Os trabalhadores do setor também devem utilizar roupas específicas para o maneio dos suínos. Já os animais oriundos de outros grupos devem permanecer separados em quarentena até atestada a sanidade.

Transmissão

A transmissão da PSA nos suínos se dá por meio do contato direto com animais doentes, consumo de resíduos infectados. A doença também pode ser transmitida através da contaminação de equipamentos, veículos, roupas e sapatos. A doença está erradicada no Brasil desde 1984, quando o país foi declarado livre da doença.

Diferenças

Embora tenha aspectos clínicos semelhantes, os sintomas da Peste Suína Africana são diferentes da Peste Suína Clássica (PSC). Na PSC, a diarreia é pastosa e amarelada. Na PSA o animal expele sangue. Nos casos de PSA, o suíno tende a se isolar dos outros animais. Já na PSC a anorexia é mais acentuada, levando o animal a se aglutinar com os outros.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/modelo-de-18-anos-desaparece-apos-cair-de-jet-ski-em-barragem-na-bahia/
Buscas continuam em Ponto Novo; jovem é natural de Jacobina
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/astros-das-series-la-casa-de-papel-e-esquadrao-6-vem-ao-brasil/
Netflix confirmou presença dos artistas em paineis na CCXP 2019, no dia 8 de dezembro em São Paulo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/descarte-de-500-kg-de-petroleo-cru-em-area-ambiental-de-marau-e-investigado/
Prefeitura nega responsabilidade e diz que investiga culpados
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gilberto-grava-video-com-pedido-de-desculpas-a-torcida-do-bahia/
Atacante causou polêmica após derrota por 3x1 para o Flamengo; veja aqui
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mp-denuncia-policiais-por-abuso-contra-cliente-agredido-na-caixa/
Militares deram 'mata-leão' no empresário Crispim Terral na frente da filha de 15 anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/iza-lanca-clipe-de-evapora-com-ciara-e-major-lazer/
Gravado em Los Angeles, clipe conta com trecho em português cantado por Ciara
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pixar-divulga-trailer-de-soul-animacao-que-estreia-em-2020/
Filme vai explorar os valores humanos a partir da alma dos adultos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/com-presenca-de-ivete-corpo-de-jesus-sangalo-e-cremado-em-salvador/
Cerimônia de cremação foi restrita para familiares e amigos do empresário
Ler Mais