Brinquedos e produtos eletrônicos falsificados são apreendidos em Conquista

bahia
28.07.2021, 11:16:00
Atualizado: 28.07.2021, 11:16:41
(Foto: Divulgação/Receita Federal)

Brinquedos e produtos eletrônicos falsificados são apreendidos em Conquista

Receita alerta que brinquedos não certificados representa um risco para as crianças

A equipe de Vigilância e Repressão da Receita Federal realiza na manhã desta quarta-feira (28) uma operação para apreender brinquedos, acessórios para celular e artigos eletrônicos falsificados, com uso indevido de marcas conhecidas, em dois estabelecimentos do centro comercial de Vitória da Conquista (BA). Os produtos foram identificados por meio de técnicas de análise de risco e diligências nos estabelecimentos.

Essas mercadorias são retiradas do mercado para coibir a concorrência desleal com os comerciantes que vendem produtos originais, com o valor de mercado.  Trata-se, também, de uma forma de proteger o consumidor, uma vez que as mercadorias são adquiridas como se fossem originais e podem ser, inclusive, nocivas à saúde.

Por exemplo, os brinquedos não certificados podem soltar pedaços pequenos, o que representa um risco para as crianças. Fora isso, alguns países produtores usam tinta feita à base de chumbo, que é um produto cancerígeno. As baterias de celular falsificadas são mais propensas a vazamento e podem até explodir.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas