Bye bye Cine Glauber: frequentadores lamentam fim do Espaço Itaú de Cinema 

Autoridades também se manifestaram: ‘bancos precisam ter compromisso social e cultural’, criticou ex-prefeito ACM Neto

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de setembro de 2021 às 18:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Angeluci Figueiredo

O anúncio do encerramento das atividades no Espaço Itaú de Cinema - Glauber Rocha, na Praça Castro Alves, em Salvador, pegou muitos baianos de surpresa, nesta quinta-feira (16). A má notícia para o setor cultural foi dada pelo Banco Itaú, que mantinha o espaço e divulgou nota explicando que vai investir mais em streaming a partir de agora. A instituição financeira também alegou que as salas que serão fechadas vinham operando com taxa de ocupação inferior a 20% desde 2019.

O complexo, com quatro salas de exibição, restaurante recém-inaugurado, livraria e lanchonete, entrou na lista vermelha do Itaú juntamente com as salas de Curitiba e Porto Alegre, que também serão fechadas. As unidades do Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo serão as únicas poupadas. 

As reações à decisão não tardaram em ocorrer, tanto por parte dos frequentadores, que se disseram órfão do "melhor cinema foram de shopping da cidade", quanto de autoridades, como o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto. 

O presidente nacional do Democratas reprovou o fim do único cinema de rua de Salvador. “Lamentável a decisão do Itaú de fechar o Cine Glauber Rocha. Para além dos interesses econômicos, os bancos precisam ter um compromisso social e cultural, que o Itaú decide agora deixar de lado. Infelizmente, o banco está virando as costas para a cultura de Salvador”, declarou.

“Nossa expectativa é que outras instituições, financeiras ou não, possam se sensibilizar e dar apoio para manter o funcionamento do Glauber. Esse equipamento existe desde 1919 e faz parte da história de Salvador”, complementou o ex-prefeito.

O deputado federal Félix Mendonça Jr. (PDT) também criticou a decisão do Itaú. “Se eu fosse cliente [do banco], encerraria hoje mesmo a minha conta nessa instituição. Absurdo a decisão de fechar o Espaço Itaú de Cinema em Salvador. Um banco que lucrou R$6,4 bi em 2020, num crescimento de quase 64%, não pode manter aberto um espaço cultural tão importante?”, comentou em uma publicação no Twitter.

As redes sociais, aliás, foram o principal espaço usado para as lamentações dos antigos frequentadores. 

“Tristeza define! Mais um espaço especial e importante daqui de salvador que encerra as atividades”, comentou uma internauta.

Veja outras reações:“Que tristeza, é um espaço de cultura importante p Bahia.”  “Que pena! Melhor cine da cidade”. “A gente não tem um minuto de paz em Salvador. Que desgraça viu”. “Um completo absurdo qualquer coisa de banco fechar usando essa desculpa aí, principalmente o banco sendo Itaú”. “Eu não acredito que Salvador irá perder um dos melhores cinemas da cidade. Fora de shopping, próximo ao Pelourinho, uma vista espetacular, a melhor pipoca....Essa pandemia está acabando com tudo.” Publi de graça Outra frequentadora contumaz, a apresentadora Astrid Fontenelle chegou a questionar o Itaú, através do seu Instagram, sobre a possibilidade de rever a decisão. Ela inclusive se colocou à disposição para, eventualmente, colaborar de inclusive fazendo publicidade gratuitamente.

“Um espaço importante não pode ser perdido. Itaú Cultural, o que posso fazer para ajudar? Um ano de publi? Alô empresários baianos, prefeitura de Salvador, a arte deve sempre ser salva”, propôs Astrid.

Esperança Procurado, Claudio Marques, atual gestor do Glauber Rocha, diz que ele e o sócio Adhemar Oliveira vão continuar acreditando nos empreendimentos culturais no Centro de Salvador e tentarão manter o cinema vivo, mesmo sem o apoio do Itaú. 

"O Cine Glauber vai renascer depois dessa pandemia, desse momento terrível, ainda com mais força. Espero realmente poder contar com o apoio de toda a nossa sociedade", afirmou.

O empresário aproveitou para agradecer ao Itaú pelos anos de parceria. "Eu agradeço ao Unibanco-Itaú pela parceria que viabilizou a construção e manutenção dessa sala de exibição que é tão importante para a nossa cidade. Esse prédio funciona como cinema desde 1919. Não é pouco", disse. "Construímos um empreendimento que foi capaz de transformar uma região preciosa e que estava abandonada. Hoje, há um novo cenário".

O CORREIO procurou o Itaú para responder às críticas feitas à decisão de fechar o espaço e a assessoria preferiu não comentar críticas isoladas e enviou a nota que segue abaixo, na íntegra. 

Nota completa divulgada pelo Itaú:O Espaço Itaú de Cinema está reorganizando sua estratégia de difusão de audiovisual no país. A nova diretriz prevê a intensificação de atuação em plataforma digital, para ampliar o alcance e acesso, e a revisão da rede física de salas de exibição.

Com a nova diretriz, a partir desta quinta-feira, dia 16, as salas das praças de Salvador, Curitiba e Porto Alegre, que vinham operando com taxa de ocupação inferior a 20% desde 2019, terão as suas atividades encerradas. As três unidades de São Paulo (Augusta, Frei Caneca e Shopping Bourbon), Rio de Janeiro e Brasília permanecem funcionando.

Com a nova configuração, a rede passa a contar com cinco complexos e 40 salas. São 25 em São Paulo (cinco na unidade Augusta, nove na unidade Frei Caneca e 11 na unidade Shopping Bourbon), nove em Brasília e seis no Rio de Janeiro. Deixam de integrar a rede 17 salas: quatro em Salvador, cinco em Curitiba e oito em Porto Alegre.    A redução da operação física não representará diminuição de alcance das ações do Espaço Itaú de Cinema. Ao contrário, a rede está intensificando a atividade de difusão digital por meio de parceria com a plataforma de streaming Itaú Cultural Play, que oferece ampla programação gratuita de filmes e audiovisuais brasileiros na web. Hoje a plataforma contempla 175 títulos dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.

Com a sinergia entre a rede física e a plataforma digital, o Espaço Itaú de Cinema exibirá projetos curatoriais no Itaú Cultural Play, iniciativa inaugurada em agosto com a exibição da Mostra Ugo Giorgetti, que fica em cartaz até outubro. Novos filmes com esta assinatura serão exibidos a cada dois meses. 

A participação do Espaço Itaú de Cinema no mundo digital deverá ser intensificada com o tempo, ampliando a oferta tanto de filmes quanto de mostras e festivais para todos os cantos do país.