Cadastro de crianças para vagas em creches da prefeitura começa nessa quarta

Cadastro Escolar 2021 deve ser realizado no site da Secretaria de Educação ou presencialmente

Publicado em 16 de fevereiro de 2021 às 10:38

- Atualizado há um ano

. Crédito: Marcela Villar/Arquivo CORREIO

O cadastramento de crianças entre 2 e 5 anos para vagas nas creches e pré-escolas da rede municipal começa nessa quarta-feira (17). As famílias que desejam pleitear vaga devem fazer o cadastro até o dia 2 de março, preferencialmente por meio virtual, no site da Smed. 

O Cadastro Escolar 2021 também pode ser realizado em qualquer unidade de ensino municipal ou nas prefeituras-bairro. A prefeitura lembra que o cadastramento não é garantia de vaga. A efetivação da matrícula se dará em tempo oportuno para as crianças cadastradas que foram contempladas pela distribuição eletrônica de vagas.  

Para realizar o cadastro, é necessário o CPF do responsável, a certidão de nascimento da criança e o endereço de interesse completo, com CEP e numeração. De acordo com a coordenadora de Matrícula Escolar, Agda Cruz, o endereço de interesse refere-se a uma localização residencial ou comercial perto de onde a família quer que a criança estude e pode ser a casa da família, dos avós, de outros parentes ou do emprego do responsável. "Por exemplo, se o responsável quer que a criança estude perto da residência familiar, o endereço de interesse a ser informado é o da família. Se o melhor for perto do trabalho da mãe, então o endereço de interesse é o do trabalho. Com esse dado, procuramos a vaga mais próxima para atender ao planejamento da família", explica Agda.

Poderão pedir prioridade, anexando documentos comprobatórios no ato do Cadastro Escolar 2021, o público alvo da educação especial (pessoa com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades / superdotação) e as crianças beneficiárias do Programa Bolsa Família ou que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Dúvidas sobre a utilização do sistema virtual de cadastramento podem ser esclarecidas através do 156 – Disque Salvador ou em um posto de atendimento presencial.