Cães e gatos começam a ser vacinados contra raiva a partir desta segunda (17)

Campanha vai adotar também o sistema drive-tru para a imunização dos animais; expectativa é que sejam vacinados 180 mil bichinhos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de agosto de 2020 às 13:55

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Começa nesta segunda-feira (17) a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos. A ação será realizada das 8h às 14h em mais de 92 postos de saúde espalhados por Salvador. A imunização também será feita utilizando o sistema drive-tru, que vai funcionar a partir de 28 de agosto, sempre às sextas, sábados e domingos, das 9h às 16h, em dois pontos fixos: um, na Arena Fonte Nova, e outro, na Praça do Sol, em Periperi.

Salvador é pioneira a adotar no país a imunização de animais via drive-trhu. Ainda assim, agentes de combate às endemias percorrerão as ruas dos bairros do município com a aplicação da vacina em pontos volantes.

“Assim como aconteceu na campanha contra influenza para humanos, seremos a primeira capital do país a fazer a imunização de animais neste . Esse serviço funcionará em quatro finais de semana para facilitar o acesso às doses por pessoas que trabalham durante os dias úteis”, destaca o secretário municipal da Saúde, Leo Prates.

O último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004. Segundo o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), cerca de 180 mil animais devem ser imunizados durante a campanha. A fim de evitar a disseminação da covid-19, o uso da máscara pelos tutores que levarem os pets para imunização será obrigatória. Devem ser imunizados animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes.

“A vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com quase 100% de letalidade. Por isso, é importante que a população procure os postos. Nos últimos anos, Salvador registrou casos confirmados de raiva em morcegos. Com isso, os cães e gatos de estimação ficam vulneráveis ao contato”, acrescenta a veterinária do CCZ, Danielle Dantas.