Camaçari: depois de Guarajuba, Itacimirim recebe Selo Bandeira Azul

bahia
20.10.2020, 19:42:28
Atualizado: 20.10.2020, 19:58:43
Itacimirim foi reconhecida pela qualidade da água, segurança e serviços (Foto: Divulgação)

Camaçari: depois de Guarajuba, Itacimirim recebe Selo Bandeira Azul

Cidade da RMS é a única do Nordeste que tem duas praias com certificado ecológico

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Com 42 quilômetros de litoral, Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, é a única cidade do Nordeste a ter duas praias certificadas com o Selo Bandeira Azul, um dos mais importantes prêmios ecológicos do mundo. Na segunda-feira (19), uma comissão internacional validou as informações do júri nacional e autorizou a Prefeitura de Camaçari a instalar a bandeira na praia de Itacimirim. A outra praia do município, que teve o selo renovado, é Guarajuba.

Para conseguir a certificação, são avaliadas também a qualidade da água, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social. O programa Bandeira Azul é desenvolvido pela organização internacional não-governamental e sem fins lucrativos Foundation for Environmental Education (FEE). No Brasil, desde 2005 ele é representado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), membro da FEE.

Secretária de Turismo de Camaçari, Lucia Bichara disse que os processos de certificações das duas praias começaram em 2017 e que todos os 32 requisitos estabelecidos pela organização foram cumpridos. “Com essas duas certificações, as praias de Camaçari se transformam em vitrine nacional e internacional e, com certeza, vamos atrair ainda mais turistas e investidores para a nossa cidade”.

Lucia Bichara ressalta que o planejamento elaborado pela Prefeitura de Camaçari foi fundamental para a conquista dos selos. “Nós criamos um projeto, o Costa de Camaçari, que envolveu toda a comunidade e deu identidade às nossas praias. Através do projeto, conscientizamos a população sobre a importância histórica, ecológica e econômica das praias para o desenvolvimento do nosso município, além da geração de emprego e renda. Afinal, toda a cadeia turística ganha com as certificações”.

Segundo a secretária de Turismo, em todo o Brasil há apenas 18 praias que podem ostentar o Selo Bandeira Azul. “Do total, duas estão em Camaçari, o que dá ainda mais importância às ações realizadas pela Prefeitura”. Lucia Bichara disse, ainda, que a administração municipal já iniciou os trabalhos para tentar certificar mais uma praia de Camaçari. “Iniciamos o levantamento da Praia Aldeia Hippie, em Arembepe, que, ao nosso ver, preenche os requisitados para ser contemplada também”, afirmou Lucia Bichara. As informações são da prefeitura de Camaçari.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas