Assine

Campanha do MEC em que aluna negra é substituída por branca é acusada de racismo


 

Anúncios foram publicadas nas páginas do ministério no Twitter, Facebook e Instagram.

  • Da Redação

Publicado em 15/06/2019 às 10:49:17
Atualizado em 19/04/2023 às 22:01:06
. Crédito: Reprodução/Facebook

Uma campanha do Ministério da Educação sobre o ProUni está sendo acusada de racismo por usar sobreposições de imagens de negros e brancos. Na campanha, uma mão branca com o diploma em mãos aparece sobreposta sobre uma jovem negra. 

Os anúncios foram publicadas nas páginas do ministério no Twitter, Facebook e Instagram.

Internautas dizem que o diploma promove o embranquecimento do estudante. "Segundo o mec com o diploma você embranquece!", comentou uma internauta no Facebook. 

"Ao que entendi,uma mulher negra tem a oportunidade de se tornar um homem branco com diploma de nível superior, estudando em universidade particular com bolsa do PROUNI. Exclui logo essa peça publicitária e demite o responsável", cobrou outro.

Em nota, o MEC afirmou que o objetivo da campanha é demonstrar que existem oportunidades para todos. "A intenção é enfatizar que as oportunidades são iguais para todos os candidatos e a linguagem escolhida foi a sobreposição de imagens que demonstram a variedade de cor, raça e gênero", disse o ministério.

Confira a nota completa:

"A campanha tem por finalidade informar aos estudantes, que realizaram a prova do Enem, que eles terão oportunidade de utilizar a nota do exame para ingressar em universidades públicas e particulares por meio do SISU, ProUni e FIES. A intenção é enfatizar que as oportunidades são iguais para todos os candidatos e a linguagem escolhida foi a sobreposição de imagens que demonstram a variedade de cor, raça e gênero. Os cards produzidos para divulgação dos programas seguem a mesma linha publicitária para todas as peças da campanha".