Carnaval de Salvador terá ação de combate ao racismo nos circuitos 

Veja como denunciar situações racistas na folia baiana

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de fevereiro de 2019 às 08:28

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

O Caranval de Salvador terá novamente na edição de 2019 ações de enfrentamento ao racismo. A ação, intitulada “Carnaval sem Racismo” inclui campanha de sensibilização nos circuitos da folia e o trabalho de técnicos especializados, que realizam abordagem qualificada para o monitoramento das situações de violação de direito da população negra.

De acordo com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) os trabalhos serão abertos na quinta-feira (28), com a equipe do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, na sede do Procon (Rua Carlos Gomes, 746, Centro). O atendimento no posto fixo acontece todos os dias, das 14 às 22 horas.

CLIQUE AQUI E ACOMPANHE TODAS AS NOTÍCIAS DO CORREIO SOBRE O CARNAVAL 2019

No local haverá recepção de denúncias e orientação jurídica aos foliões, tudo de forma integrada a órgãos do Sistema de Justiça e secretarias estaduais. 

Outro canal de denúncia é a Ouvidoria Geral do Estado (OGE), através do telefone 0800 284 0011, com equipe qualificada, em contato permanente com a coordenação do serviço.

Com os trabalhos, coordenados pela Sepromi, o Governo do Estado pretende sistematizar dados sobre a ocorrência dos crimes de discriminação racial e acompanhar a resolutividade dos casos. 

Os carnavais de bairro e principais circuitos da festa contarão com a Unidade Móvel do Centro de Referência Nelson Mandela. No equipamento serão oferecidas informações, atendimento preventivo e acolhimento de denúncias de racismo. O serviço itinerante funcionará entre sexta (1º) e terça (05), também das 14 às 22 horas. 

Serviço: O quê: Carnaval sem Racismo - Ação de combate ao racismo no Carnaval 2019. Quando: Entre quinta-feira (28/02) e terça-feira (05/03), das 14 às 22hs. Onde: Posto Fixo (Sede do Procon - Rua Carlos Gomes, 746, centro de Salvador) e Unidade Móvel do Centro de Referência Nelson Mandela           ]

Bairros/Circuitos a serem visitados pela Unidade Móvel: Sexta-feira (01/03): Praça Municipal (Circuito Batatinha) - Em frente à Câmara Municipal; Sábado (02/03): Liberdade/Curuzu - Em frente ao Posto de Saúde Mãe Hilda; Domingo (03/03): Nordeste de Amaralina (Circuito Mestre Bimba);    Segunda-feira (04/03): Mudança do Garcia (Circuito Riachão) - Praça Alexandre Fernandes; Terça-feira (05/03): Barra (Circuito Dodô) - Rua Miguel Burnier, em frente ao Banco do Brasil. 

Telefones para denúncias/orientações durante a festa:  71 3117-7448 e 0800-284 0011 - Ouvidoria Geral do Estado (OGE).