Carnaval diferente: o que representam as festas ‘indoor’ na folia de 2022 na Bahia?

salvador
28.02.2022, 12:49:00

Carnaval diferente: o que representam as festas ‘indoor’ na folia de 2022 na Bahia?

Podcast discute a realização de festas privadas no Carnaval ao longo das décadas

A realização do Carnaval neste ano ainda não vai ser do jeito que os baianos e turistas tanto sonhavam: com trios nas ruas, mais de uma semana de festa na cidade e uma multidão ocupando as avenidas.

A pandemia impediu, mais uma vez, que a festa aconteça no seu formato tradicional, mas em 2022 já será possível curtir o clima carnavalesco com as festas ‘indoor’, em formato reduzido.

Essas festas ‘indoor’ remetem aos antigos bailes de Carnaval que aconteceram durante décadas em clubes sociais da capital, como o Bahiano de Tênis e Associação Atlética. Quais a semelhanças e diferenças entre os antigos bailes, camarotes e festas e ‘indoor’? Como essa configuração de celebrar folia escancara a realidade social do público durante os festejos?

Neste 38º episódio do O Que a Bahia Quer Saber, como Correio Folia, o programa discute qual o significado da retomada desse modelo de festa no Carnaval e qual o impacto cultural causado por essa mudança.

Clique no player abaixo para ouvir o episódio do O Que a Bahia Quer Saber:

Você também pode ouvir em outros aplicativos (veja abaixo)

Para responder essas questões, o episódio recebe o historiador Rafael Dantas (@rafadantashistorart), o produtor e fundador do bloco Camaleão, Tinho Albuquerque, e o colunista do Correio, Osmar Marrom Martins.

Programa tem produção, narração e edição de Vinícius Harfush

O Correio Folia tem patrocínio da Goob e apoio da AJL, Jotagê Engenharia e Comdados.

Toda semana, você tem no podcast O Que a Bahia Quer Saber uma matéria especial em formato de áudio. Um mergulho em algum tema de relevância para o estado. Você poderá acessar os episódios aqui mesmo no site do Correio* no seu aplicativo favorito de podcasts: no Spotify, no Deezer, no Anchor, no Google Podcasts ou no Apple Podcasts.

Você também pode ouvir nos aplicativos de sua preferência:


Spotify:

Para ouvir diretamente no Spotify, clique aqui.


Apple Podcasts:

Para ouvir diretamente no Apple Podcasts, clique aqui.


Castbox:

Para ouvir diretamente no Castbox, clique aqui.


Deezer:

Para ouvir diretamente no Deezer, clique aqui.


Google Podcasts:


Para ouvir diretamente no Google Podcasts, clique aqui.


Outros aplicativos


Para ouvir no Stitcher, clique aqui.

Para ouvir no Pocket Casts, clique aqui.

Para ouvir no Breaker, clique aqui.

Para ouvir no Radio Public, clique aqui.


Mas... O que é "podcast"?

Podcast é um programa de áudio, igualzinho a um de rádio. A diferença é que você pode ouvir quando, como e onde quiser. Pode ser no celular, no computador ou na TV. Se quiser, você pode pausar, voltar, adiantar ou pular os trechos, se preferir.

Para ouvir, basta tocar no player acima. Ou, se preferir, basta clicar nos links para ouvi-lo no Spotify, no Deezer, no Apple Podcasts ou no Google Podcasts. Também é possível buscar os episódios diretamente nos aplicativos.

O Que a Bahia Quer Saber

O CORREIO produz podcasts desde 2017, quando iniciou o Bate-Pronto Podcast, sobre futebol baiano. Em 2020, lançamos o O Que a Bahia Quer Saber, podcast diário com notícias relevantes para o estado.

Em 2021, o O Que a Bahia Quer Saber volta com formato especial: a cada semana, o leitor (e ouvinte!) terá uma matéria especial, com o padrão do CORREIO de jornalismo, porém explorando toda a riqueza que o áudio pode trazer.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas