Carro quebra muro, despenca 10 metros e mata ex-presidente da Abat na Graça

Vítima é o advogado Jorge Lima, ex-presidente da ABAT

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de novembro de 2020 às 12:54

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fotos: Isabela Larangeira e OAB-BA

Um carro despencou de uma garagem de um prédio no bairro da Graça, na manhã desta quarta-feira (18) e matou o advogado Jorge Otávio Oliveira Lima, de 50 anos. Ele era ex-presidente da Associação Baiana de Advogados Trabalhistas (Abat). 

O acidente aconteceu no prédio Monsenhor Ayres, que fica na Rua da Graça. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, o veículo caiu de uma altura de aproximadamente 10 metros. Carro destruiu muro da garagem (Foto: André Alves) Segundo testemunhas, Jorge não morava no prédio e não era dono do carro, mas teria ido ao local para levar o veículo para um amigo. As informações não foram confirmadas por nenhum orgão oficial.

Como o veículo, um Honda Fit, era automático, ele perdeu o controle na garagem, avançando contra a parede, que não aguentou o impacto e quebrou. O carro despencou em um vão que fica no fundo do prédio e, na queda, Jorge quebrou o pescoço e morreu na hora.

O Honda Fit caiu com o teto virado para o chão e duas equipes dos bombeiros, uma de resgate e outra de atendimento pré-hospitalar, foram deslocadas para o local. O carro foi virado de lado com ajuda de populares e o advogado foi retirado das ferragens sem vida.

O corpo será levado para o Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, onde passará por perícia. Motorista não resistiu à queda (Foto: Arisson Marinho/CORREIO) Em nota, a Polícia Militar informou que uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência também foi ao local, mas já encontrou o homem morto. Além disso, uma viatura da 11ª Companhia Independente da PM (11ª CIPM/ Barra/Graça) também foi deslocada, juntamente com uma equipe do Salvar. A perícia foi acionada. 

Consternados, advogados que conheciam Jorge ficaram chocados com a notícia. Ele era descrito como "um advogado muito querido, figura simpática, muito educado e gentil".

Jorge, que completaria 51 anos no dia 22 de novembro, deixa esposa e filhos.

Não há informações sobre o sepultamento.

(Vídeo: Isabela Larangeira)

Lamento Ao tomar conhecimento da morte do advogado, a Ordem dos Advogados do Brasil/Seção Bahia (OAB-BA) divulgou uma nota de pesar a disse que "a advocacia baiana está enlutada".

"Na manhã desta quarta-feira (18), a classe perdeu um dos seus mais diletos colegas. O advogado Jorge Lima nos deixou após ser vítima de uma acidente de carro, no bairro da Graça. Defensor incansável dos direitos e garantias fundamentais, Jorge Lima honrou a todos os advogados e advogadas com sua atuação sempre firme, principalmente no campo do Direito do Trabalho", diz trecho do documento.

Além de já ter sido presidente da ABAT, no biênio 2017/2018, Jorge Lima também era conselheiro da OAB-BA e representou a Bahia como vice-presidente Nordeste da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (Abrat).

"Para além da sua competência profissional e institucional, Jorge Lima era antes de tudo um amigo. Pessoa querida por todos, de um sendo de humor ímpar e um grande coração que, como verdadeiro advogado, reconhecia na dor do outro a sua dor. Certamente, ele é uma dessas figuras do mundo jurídico que deixará saudades não apenas nos fóruns e sessões de júri, mas principalmente nas rodas de conversas. Com profundo pesar, a OAB-BA deseja a todos os amigos e familiares de Jorge que tenham força para atravessar esse momento de dor e tristeza, sempre com a certeza de que esse nobre advogado, apesar de ter nos deixado cedo demais, construiu em vida um legado que inspira a todos", completou o trecho.

O presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, também lamentou a perda precoce. "Jorge é um amigo que fará muita falta. Era um homem de Ordem que viveu para servir e nos deixa de maneira precoce e repentina nesse ano que não está sendo fácil. A tristeza por sua perda é muito grande e atinge não apenas a advocacia, mas todos aqueles que realmente acreditam no Estado Democrático, nos Direitos Humanos e na Justiça Social".

A Universidade Federal da Bahia também recebeu a notícia da morte de Jorge Lima com muita dor. Por meio de nota, a instituição prestou condolências pela perda.

"A Faculdade de Direito da UFBA emite nota de pesar pelo falecimento  advogado trabalhista Jorge Lima ocorrido na manhã de hoje. Jorge foi aluno da Faculdade de Direito da UFBA e sempre foi incentivador de iniciativas em apoio ao fortalecimento da universidade pública. Como advogado se notabilizou como dirigente da OAB Bahia, da Associação Baiana de Advogados Trabalhistas (ABAT), instituição que presidiu, e por fim a ABRAT (Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas), onde representou a Bahia como Vice-presidente Nordeste. A Faculdade de Direito enlutada se solidariza com a família e colegas de classe".

A Abat, onde Jorge Lima foi presidente, também se manifestou e classificou Jorge Lima como "um defensor incansável dos direitos e garantias fundamentais, sobretudo no campo do Direito do Trabalho".

"Para além da sua competência profissional e institucional, Jorge Lima era antes de tudo uma pessoa querida por todos, de um senso de humor ímpar e um grande coração que, como verdadeiro advogado, reconhecia na dor do outro a sua dor. Certamente, ele é uma dessas figuras do mundo jurídico que deixará saudades não apenas nos fóruns e sessões de júri, mas principalmente nas rodas de conversas".

O advogado Pedro Trigo também manifestou pesar pela perda do amigo e classificou como uma notícia triste não só para familiares e conhecidos, mas para advocacia baiana. "Sem perder a combatividade própria dos bons advogados, Jorge prezava muito pela cordialidade, leveza e bom humor no trato com todos. Principalmente com seus colegas advogados, ainda que circunstancialmente estivessem em lados opostos. Seu jeito de ser fazia dos encontros no foro um presente para seus colegas e amigos", lembrou Trigo em conversa com o CORREIO.

"Era um torcedor rubro-negro convicto e o futebol invariavelmente era pauta das brincadeiras com os colegas advogados, principalmente com tricolores. Comigo inclusive. Por tudo isso, a notícia de que sofreu um acidente enquanto prestava ajuda a um amigo me chega mesmo carregada de significado. Da forma bonita que ele viveu e deverá ser lembrado por todos.Vai fazer muita falta!", completou ele. O Esporte Clube Vitória, time pelo qual o advogado torcia e chegou a ser conselheiro, também lamentou a perda. Veja abaixo.