CASACOR Bahia 2018 apresenta principais tendências de decoração

especiais patrocinados
18.10.2018, 01:05:00
Atualizado: 18.10.2018, 13:27:53

CASACOR Bahia 2018 apresenta principais tendências de decoração

Criatividade e talento de designers e arquitetos se unem em projetos inovadores que chamam a atenção do público

O sucesso da CASACOR Bahia ao longo de suas 23 edições se deu pela inovação dos projetos, criatividade e talento dos profissionais envolvidos, bem como por proporcionar ao público baiano a chance de conhecer as maiores tendências internacionais da decoração e da arquitetura sem precisar sair de Salvador. Na edição 2018, a vigésima quarta, tudo isto se torna ainda mais evidente, contando, inclusive, com a assinatura e expertise de profissionais respeitados nacionalmente, como os veteranos David Bastos, Marlon Gama, Luiz Humberto Carvalho, Thiago Manarelli, Luiz Cláudio Motta e Paulo Henrique Souza.

A Baía de Todos os Santos foi uma grande inspiração para Marlon Gama conceber o Loft da Praia

Não podemos deixar de aplaudir também o trabalho realizado por jovens profissionais, que já despontam no mercado e se destacam por grande talento e criatividade, a exemplo de Lorena Damásio, Dinah Lina, Jéssica Araujo e a turma do GAM Arquitetos, entre tantos outros que já marcam a história da CASACOR Bahia 2018 com projetos inovadores, muito visitados e elogiados pelo público.

Em todos os 36 ambientes da mostra, sejam de designers e arquitetos veteranos ou não, percebe-se a minuciosa pesquisa e a aplicação de conceitos e elementos, que buscam trazer ao ambiente modernidade, usabilidade e sustentabilidade. Tudo isso sem esquecer, claro, o toque do belo, que é um dos pilares da decoração e, em muitos casos, uma pitada de irreverência e ludicidade, em uma provocação do olhar e dos novos usos dos espaços.

O jogo contemporâneo de David Bastos no ambiente La Nostra Casa in Cima al Mondo, um loft projetado para um solteiro ou um jovem casal

Impossível, por exemplo, não perceber o jogo contemporâneo de David Bastos no ambiente La Nostra Casa in Cima al Mondo, um loft projetado para um solteiro ou um jovem casal. O espaço é clean, explorando o que chama de “olhar vazar”, ou seja, o olhar flui pelo espaço sem esbarrar em obstáculos. Tudo na medida certa, porque espaço hoje é o maior luxo e os materiais que compõem o ambiente são sempre de ponta, como os elementos que remetem à marcenaria italiana, aqui representada pelos móveis da Natuzzi.

A seguir, alguns dos profissionais que participam do elenco da mostra 2018 comentam um pouco mais sobre as principais tendências exploradas em seus ambientes. Vale a pena acompanhar e conferir os espaços pessoalmente!

“A principal tendência de decoração do espaço é o uso de tons de preto, pois o conceito do projeto é o escuro e o glamour da noite. Outras tendências são: espelho bronze, louças e metais em acabamento matte” - Lorena Damásio (ambiente: Toalete Funcional Feminino)

“Apostamos na tendência do WABI-SABI, explorando a imperfeição dos elementos em evidência. O piso verde menta e o efeito “duas cores” com a geometria branca criada para destacar a obra de arte sobre o sofá” - Anna Fernandes / Gam Arquitetos (ambiente: Oficina do Artista)

“O forro em madeira e a utilização dos materiais urbanos como concreto e aço são tendências, bem como a composição com elementos artesanais. A cozinha sem armário superior e como lugar decorativo tem sido uma tendência explorada fora do país” - Jéssica Araújo (ambiente: Loft Meio Bossa Nova e Rock’n’Roll)

“Os painéis vazados são uma tendência forte no mercado de decoração, e está bem presente no ambiente em materiais diferenciados e com distintas funções” - Bruna Oliveira (Ambiente: Studio Loft da fotógrafa - Fotografei você na minha Roleiflex)

“Um conceito mais fluído na decoração: sem a rigidez de armários pesados para o gourmet e pufes leves, que permitem mudanças constantes do layout do living” - Laís Galvão (ambiente: Um Mar que não tem Tamanho)

“O projeto evidencia a importância do cuidado e do planejamento das áreas externas. Faz uso de materiais e elementos como tapetes, carpetes, jardins verticais e mobiliário de design de forma a criar um ambiente sofisticado e elegante” - Marcos Malamut (ambiente: Rooftop Atividade na Laje)

“Em harmonia com o próprio tema escolhido pela CASACOR este ano, a casa viva, a principal tendência de decoração que buscamos nesta casa foi a utilização de elementos mais naturais no ambiente, como o chapisco, o granito sem polimento na parede e na jardineira e as plantas como protagonistas do espaço” - Lorena Valverde (ambiente: Toalete Funcional PNE)

“A principal tendência de decoração que a gente apresenta no nosso espaço  é a aplicação de elementos naturais, no nosso caso, uma decoração contemporânea. Então, a gente tem o painel em mármore da televisão, o tijolinho, o couro no sofá, a madeira no móvel, na mesinha de centro” - Paula Risério (Ambiente: Pra ficar até tarde)

“A tendência dos últimos anos no paisagismo é que ele seja o mais natural possível, que você se sinta bem no local e que não lembre nada artificial. Para isto a utilização de árvores, que é o máximo do amadurecimento de um jardim. Trabalhamos com Pau Ferro. Na escala de desenvolvimento, a árvore é o que mais demora de dar o seu efeito e nós temos procurado muito introduzir árvores em nossos projetos, devido a tanta devastação e aquecimento, bem como essa volta da natureza e dos ambientes naturais. Você não vê exageros de elementos que quebram a naturalidade. O objetivo é que o jardim pareça o mais natural, como se ele já existisse antes da mostra. Esta é a tendência do paisagismo; este encontro do homem com a natureza” - Alex Sá (ambiente: Jardim das Esculturas)

“A tendência apresentada é a mescla de mármores e a iluminação indireta” - Cecillia Reis (ambiente: Casa Nero)

“O projeto prevê mais privacidade para os usuários dos mictórios, criando um espaço com vista para a Baía de Todos os Santos. Seguindo a tendência de humanização dos espaços, as plantas são de fácil manutenção e dão um charme especial ao local” - Fernanda Gabriela Leal (ambiente: Toalete Funcional Masculino)

“Como tendência, temos a madeira explorada em diversos tipos e em diversas aplicações” - Marcus Lima (Ambiente: Cozinha/Jantar Coliving)

“Corremos da mesmice, do óbvio, usar tudo clarinho para não errar... Usamos muito preto, cobre, aço, granito bem marcante (exclusividade Design Stones), um projetor que fica na bancada (exclusividade LG), que ainda não existe no Brasil. Os móveis são exclusivos de designers internacionais, como Sérgio Rodrigues e Roberto Fasanelo” - Cátia Bacellar (ambiente: Studio Masculino / Homenagem a Beto Falcão).

“A tendência é utilizar espaços pequenos como o nosso, que tem 24m2, e transformar em um lugar único com tudo o que uma pessoa precisa” - Ana Chaves Cerviño (ambiente: Studio Feminino Azul da Cor do Mar).

SERVIÇO:
O quê: CASACOR Bahia 2018
Quando: Até 11 de novembro
Onde: Chácara Baluarte – Ladeira do Baluarte, 18 - Santo Antônio Além do Carmo
Horário de funcionamento: de terça a domingo das 16h às 21h
Ingressos: R$ 40 (inteira) / Meia só para idosos, estudantes universitários ou portadores de cartão da UNE. Cartões só de débito.

O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/conheca-revelacao-do-sertanejo-que-e-considerada-a-nova-marilia-mendonca/
Maria Clara já fez parcerias com artistas como Aldair Playboy, Gabriel Diniz e Jonas Esticado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/filho-de-pm-e-morto-apos-discussao-por-conta-de-bar-em-feira-veja-video/
Estudante de Direito, vítima trabalhava há três anos como segurança
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/time-sub-23-do-vitoria-se-apresenta-na-toca-para-disputar-baianao/
Equipe tem velhos conhecidos como Caíque, Cedric, Nickson e atacante Luan
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/vale-a-pena-investir-na-toyota-hilux-flex/
Confira um vídeo que analisa a versão bicombustível da picape média mais vendida
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/filipina-e-escolhida-como-miss-universo-2018-veja-fotos/
Coroação aconteceu na madrugada deste domingo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-como-foi-a-vitoria-do-lyon-sobre-o-monaco-pelo-frances/
Em parceria com DAZN, CORREIO transmitiu duelo da 18ª rodada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-entrevista-carolina-dieckmann-diz-que-ja-beijou-mulher/
Ela também disse que nunca usou botox e que se acha mais bonita hoje do que quando mais nova
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/extremamente-arrependidos-diz-defesa-do-casal-que-agrediu-baiano-de-6-anos-no-df/
Advogado Rafael Pitzer informou que clientes receberam ameaças de morte
Ler Mais