Católicos fazem procissão em celebração ao feriado de Corpus Christi

salvador
20.06.2019, 14:45:00
Atualizado: 20.06.2019, 17:32:42
(Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO)

Católicos fazem procissão em celebração ao feriado de Corpus Christi

Tradicional passeata ocorreu no bairro do Garcia

A quinta-feira começou cedo para os católicos. Desde as primeiras horas da manhã, diversas paróquias começaram a celebrar missas pelo dia de Corpus Christi. No Santuário Nossa Senhora de Fátima, o arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, presidiu a missa solene pela eucaristia. Logo após a celebração, os fiéis seguiram em procissão até o Santuário Nossa Senhora da Piedade, onde receberam a benção final. Neste ano, a tradição dos tapetes na rua foi substituida por pétalas, que foram jogadas pelos fiéis ao longo do caminho.

A celebração de Corpus Christi faz parte do calendário religioso da Igreja Católica e acontece sempre na quinta-feira seguinte à festa da Santíssima Trindade, que este ano ocorreu no último domingo (16). “Na igreja, consideramos a procissão de Corpus Christi como a única procissão litúrgica. É a celebração da eucaristia, um sacramento da comunhão. Quando passamos pelas ruas queremos lembrar a solidariedade ao nosso povo”, explicou o Padre Érico, um dos muitos religiosos que seguiram a procissão.

Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO

Sem perder a missa de Corpus Christi há 19 anos, a auxiliar de costura Maria Nazarino, 62 anos, conta que faz questão de estar presente. “É a celebração do corpo de cristo, do Senhor, é importante agradecer, já que ele nos acolhe independente de qualquer coisa”, diz ela, que, mesmo sem conseguir um lugar dentro da igreja, acompanhou a missa de pé, do lado de fora. Outra que não conseguiu entrar, a auxiliar de escritório Marta Vieira, 34, vai a outra missa durante o dia. “Vou ter que ir na missa à tarde. Cheguei cinco minutos atrasada e não consegui acompanhar”, conta.

Procissão 
Com o fim da missa, a multidão de fiéis que compareceu ao santuário no Garcia para a celebração oficial com Dom Murilo seguiu em caminhada. Embora, neste dia, as paróquias da cidade contem com programações próprias para celebrar a data, todos os grupos, movimentos, pastorais, irmandades e associações são convocados a participar da celebração no centro da cidade. Cada grupo é chamado a levar suas bandeiras e estandartes para o trajeto.

Durante a caminhada, realizada embaixo de chuva, o arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil comentou a importância do momento. “Para nós é uma maneira de mostrarmos a Jesus que nós o amamos e servimos. Que o adoramos não só em nossas igrejas mas nas ruas de nossa cidade. A do povo, mesmo com chuva, permanecendo fiel, é uma demonstração de que o seu amor supera qualquer dificuldade e qualquer problema”, disse Dom Murilo. 

Quem não perde por nada é a família da aposentada Raimunda Santos, 70, que veio com a filha e a bisneta fazer o trajeto, Questionada sobre a chuva e se ela a espantaria, Dona Raimunda foi categórica. “É chuva de bençãos, e eu vou levar todas elas pra casa”, disse. Acompanhada da filha Rosemeire Paixão, Raimunda viu a bisneta Melissa caminhar jogando flores pelo trajeto. “É o terceiro ano que ela faz. E adora”, contou Rosimeire.

Carmem Santos, 65, também fez o percurso levando as flores. Emocionada, ela conta que o momento é de gratidão e de pedido também. “É uma alegria, uma emoção muito grande. Aproveito pra pedir pelos meus”, disse ela, que contou, ainda, ter pedido por emprego para o filho. 

“Hoje, particularmente nós estamos pedindo pelo Brasil, tão sofrido, pelos desempregados, por aqueles que de uma forma ou de outra sofrem. Para que o Senhor vá ao encontro deles, e seja Ele a abençoá-los, do jeito que somente Ele sabe fazer”, disse Dom Murilo sobre o momento. 

São João
Com o feriado de Corpus Christi celebrado às vésperas do São João, muitos baianos aproveitam para emendar os feriados e curtir ou descansar. O arcebispo destacou a importância de lembrar o real significado do momento. “Por vezes o grande esquecido nessas festas é justamente aquele que dá o nome: São João. É bom lembrar o papel que ele teve na vida de Jesus. E preparando o cristianismo, a chegada do Senhor com a sua mensagem”, destacou. 

Dom Murilo disse, ainda, que nesses festejos é preciso assumir uma postura diferente. “É importante que sejamos outros João Batistas, a preparar os caminhos do Senhor, a acolhê-lo generosamente, e ao mesmo tempo ter um coração aberto a todos que passarem em nosso caminho. A nossa missão é a dele, anunciar que Jesus está próximo e que ele nos acolhe porque nos ama”, finalizou.

*Com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier
 


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/modelo-de-18-anos-desaparece-apos-cair-de-jet-ski-em-barragem-na-bahia/
Buscas continuam em Ponto Novo; jovem é natural de Jacobina
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/astros-das-series-la-casa-de-papel-e-esquadrao-6-vem-ao-brasil/
Netflix confirmou presença dos artistas em paineis na CCXP 2019, no dia 8 de dezembro em São Paulo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/descarte-de-500-kg-de-petroleo-cru-em-area-ambiental-de-marau-e-investigado/
Prefeitura nega responsabilidade e diz que investiga culpados
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gilberto-grava-video-com-pedido-de-desculpas-a-torcida-do-bahia/
Atacante causou polêmica após derrota por 3x1 para o Flamengo; veja aqui
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mp-denuncia-policiais-por-abuso-contra-cliente-agredido-na-caixa/
Militares deram 'mata-leão' no empresário Crispim Terral na frente da filha de 15 anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/iza-lanca-clipe-de-evapora-com-ciara-e-major-lazer/
Gravado em Los Angeles, clipe conta com trecho em português cantado por Ciara
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pixar-divulga-trailer-de-soul-animacao-que-estreia-em-2020/
Filme vai explorar os valores humanos a partir da alma dos adultos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/com-presenca-de-ivete-corpo-de-jesus-sangalo-e-cremado-em-salvador/
Cerimônia de cremação foi restrita para familiares e amigos do empresário
Ler Mais