Celebração do Dois de Julho 2018 tem mudança na programação; veja

Te Deum ocorre na Paróquia da Lapinha

Publicado em 25 de junho de 2018 às 13:02

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marisa Vianna / Divulgação

Este ano, o Dois de Julho, que marca a Independência da Bahia, trará novidades para os festejos: a mudança da data e local do Te Deum, a celebração religiosa anterior ao cortejo. O evento será celebrado no próprio dia da festividade, às 6h30, na Paróquia da Lapinha - antes ocorria um dia antes na Igreja de São Pedro dos Clérigos. Circuito dos festejos do Dois de Julho 2018 (Foto: Divulgação) Na fase final dos preparativos para a comemoração da Independência do Brasil na Bahia, a Prefeitura, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), definiu que "Luta pela Paz" é o tema que norteará os festejos do Dois de Julho 2018. 

Luta pela Paz  O presidente da FGM, Fernando Guerreiro, diz que o tema foi trazido porque “estamos vivendo um período conturbado, muitos conflitos e radicalismo, principalmente no campo das relações humanas”. Ele ainda ressalta que a ideia é lembrar que o Dois de Julho foi uma luta que objetivava a paz, o desejo de viver em paz, o que segundo ele acabou sendo esquecido.   O artista convidado para criar a marca deste ano foi Ray Vianna, que afirma considerar o Dois de Julho “uma data muito simbólica para a Bahia. Representa a constante busca pelo direito à liberdade, a uma vida digna e a união de um povo. Pra mim como artista ligado às coisas de rua, as manifestações culturais públicas, fico muito honrado em poder contribuir. Particularmente acho uma festa linda, com o povo participando decorando suas casas e se fantasiando. Gosto muito de seguir o cortejo”.  Programação  A programação da festa terá início no próximo sábado (30), com a saída do Fogo Simbólico da Cidade de Cachoeira, passando pelas cidades de Saubara, Santo Amaro da Purificação, São Francisco do Conde, Candeias, Simões Filho, com destino ao bairro de Pirajá em Salvador, conduzido pelos soldados do Exército e atletas baianos. O município de Cachoeira, ponto de partida da chama, teve extrema importância na luta pela libertação, por ter rompido com a Coroa Portuguesa em 25 de junho de 1822 e ter se tornado quartel general das tropas libertadoras que lutaram na Bahia contra a esquadra de Portugal.   No dia 1º de julho (domingo), os atos comemorativos começam às 16h, com a chegada do fogo simbólico ao bairro de Pirajá. No mesmo horário, haverá o acendimento da Pira, no Largo de Pirajá, o hasteamento das bandeiras por autoridades e a colocação de flores no túmulo do General Labatut.   No dia 2 de julho (segunda), ápice das comemorações, uma alvorada com queima de fogos na Lapinha, às 6h, abre a programação da data. Às 06h30, tem início a celebração religiosa do Te Deum que, este ano, vai homenagear a arquiteta e historiadora Socorro Martinez, autora do livro 2 de Julho: a Festa é História.

Às 7h30, hasteamento das bandeiras por autoridades, com a execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Marinha do Brasil, com a presença do governador da Bahia, Rui Costa, do deputado estadual Angelo Coronel - presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, do prefeito de Salvador ACM Neto e do presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Eduardo Morais de Castro.   Em seguida, acontece a colocação de flores no monumento ao General Labatut pelo governador, prefeito, presidente da Assembleia, presidente da Câmara de Vereadores de Salvador e comandantes militares e na sequência os carros emblemáticos do Caboclo e da Cabocla serão entregues pelo presidente do IGHB, para que desfilem pelas ruas do bairro da Liberdade, Santo Antônio Além do Carmo, Pelourinho e Avenida Sete de Setembro em direção ao Largo Dois de Julho (Campo Grande). O cortejo cívico que acompanha os carros do Caboclo e da Cabocla sairá da Lapinha.   O 195º ano de comemorações do Dois de Julho será finalizado por volta das 17h, no Campo Grande, em ato simbólico de hasteamento das bandeiras do Brasil, Bahia e Salvador, colocação de coroas de flores no monumento ao Dois de julho pelas autoridades presentes e acendimento da Pira do Fogo Simbólico pelo pugilista Acelino Popó Freitas.  Programação cultural O dia 2 de julho será celebrado também com diversas atrações culturais. Uma delas é o XXVI Encontro de Filarmônicas sob regência do maestro Fred Dantas, que ocorrerá das 17h30 às 21h30 da segunda-feira (2), no Campo Grande. Também no Campo Grande, na terça-feira (3), o público vai poder participar do Baile da Independência com a Orquestra do maestro Fred Dantas, das 18h às 21h30.   Excepcionalmente numa quarta-feira (4), às 18h, o Espaço Cultural da Barroquinha apresenta o 14º encontro da série Patrimônio É..., roda de conversa mensal sobre educação patrimonial que, desta vez, será dedicada especialmente à data magna da Bahia, com o tema Rotas da Independência. As celebrações serão encerradas às 18h30 do dia 5 de julho com a volta dos Carros Emblemáticos à Lapinha. O ato contará com a participação da orquestra do maestro Reginaldo de Xangô, Fanfarras e Grupos Culturais.