Cenas de Carnaval: a praça do povo

salvador
31.01.2019, 05:00:00
(Rafael Martins/Arquivo CORREIO)

Cenas de Carnaval: a praça do povo

A Castro Alves é palco histórico da festa baiana, sobretudo com o encontro de trios

O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


A praça é do poeta e do povo. Do alto dos seus quase 11 metros de altura, contando a base, Castro Alves já viu de tudo no Carnaval baiano. De amores a brigas, de estrelas a anônimos, o sol se pôr e nascer por muitas vezes. 

A estátua foi inaugurada em 1923, obra de arte do italiano Pasquale de Chirico, e recebeu os restos mortais de Castro Alves em 1971. Foi na década de 70 que o local passou a receber aquele que, durante muitos anos, foi o momento máximo do Carnaval baiano: o Encontro de Trios, sempre na madrugada de terça-feira para Quarta-feira de Cinzas. O poeta era, assim, o último folião da festa.

Algo era simbólico nos tempos áureos do encontro, o que talvez explique sua derrocada, nos anos 2000, e seu retorno já na década atual: os trios saíam sem cordas.

Foram inúmeros encontros marcantes, com grandes personagens do Carnaval. Os Novos Baianos, por exemplo, eram uma presença importante na festa. O motivo era bem conhecido: Baby, Moraes Moreira e seus colegas não tinham hora para terminar de tocar. Constantemente, iam até o sol raiar forte.

(Antenor Pereira/Arquivo CORREIO)
(Márcio Costa e Silva/Arquivo CORREIO)
(Evandro Veiga/Arquivo CORREIO)
(Edson Ruiz/Arquivo CORREIO)
(Rafael Martins/Arquivo CORREIO)


Nos anos 2000, no entanto, o encontro foi sumindo. Os grandes artistas foram cada vez mais para o Circuito Barra/Ondina, em busca da maior visibilidade junto aos camarotes e patrocinadores,  e o Arrastão passou a ser o momento de adeus da folia.

Nesta década, com mais trios sem corda e uma união para revitalizar o Circuito do Campo Grande, que uniu poder público, patrocinadores e artistas, o encontro voltou a ser realizado no seu dia original. Em 2011, Moraes, de volta à Castro Alves, resumiu: “O poeta estava chorando, estava triste, mas hoje ele voltou a sorrir com o povo na praça”.


*Cenas de Carnaval é um oferecimento do Bradesco, com patrocínio do Hapvida e apoio da Claro, Fieb, Salvador Shopping, Vinci Airports e Unijorge

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/surto-de-lives-na-quarentena-transmissoes-ao-vivo-se-tornaram-comuns-e-ate-memes/
Confira também uma lista de perfis para acompanhar os 'ao vivo'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/autor-de-video-compartilhado-por-bolsonaro-pode-pegar-6-meses-de-prisao/
Gravação trazia informações falsas sobre desabastecimento de alimentos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/abner-pinheiro-publica-foto-com-bebe-nunca-vou-desistir-de-voce/
Briga após influencer baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-polemica-com-teste-de-dna-e-traicoes-sthe-vai-processar-abner/
Briga após influencer baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-live-com-miley-cyrus-anitta-e-chamada-de-icone-pop-brasileiro/
Cantoras conversaram via Instagram e dançaram Rave de Favela
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ajustes-deixaram-a-ranger-mais-competitiva/
Em vídeo, Antônio Meira Jr., explica o que mudou na picape da Ford
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-teste-de-dna-e-traicoes-abner-e-sthe-ganham-mais-de-16-mi-de-seguidores/
Treta após baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado do mundo nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/baco-exu-do-blues-lanca-ep-contra-o-tedio-da-quarentena/
Preso em casa, artista produziu nove faixas em três dias
Ler Mais