Cenas de Carnaval: Armandinho e a família Macêdo

salvador
16.02.2019, 05:00:00
(Débora Paes/21.2.1993/Arquivo CORREIO)

Cenas de Carnaval: Armandinho e a família Macêdo

O amor pelo Carnaval é hereditário

O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


A família Macêdo poderia trocar o sobrenome para Carnaval. Seria justo. Desde que Osmar, ao lado de Dodô, inventou o pau elétrico e, posteriormente, com Temístocles Aragão, batizaram o que passou a se chamar trio elétrico.

Mas se os herdeiros de Dodô e Aragão não seguiram seus antepassados, os de Osmar vivem a festa até hoje, sobretudo Armandinho, que comanda os Irmãos Macêdo, com Aroldo, André e Betinho. 

Exímio guitarrista, Armandinho tocava junto com o pai e promovia um verdadeiro show em cima do trio, com direito a cenas ‘teatrais’, como a clicada para a eternidade pela repórter fotográfica Débora Paes em 1993. O próprio Armandinho explica:

“É o que a gente reproduz no show dos Irmãos Macedo, justamente, o desafio de pai para filho. Como eu tocava muito rápido, ele ficava fazendo pirueta, tirava camisa, botava o instrumento nas costas. Aí eu ia tocando mais rápido e chegava uma hora, ele não aguentava mais e me dava uma chinelada. Aí eu gritava com a guitarra”, relembra.

De coadjuvante de luxo, ainda tem Gilberto Gil. “Gil sempre foi um grande parceiro. Estava com a gente na saída da Fobica em 1964, ele também lá atrás tocando. Fez a Marcha da Tietagem pra gente, Satisfação, ele ia fazendo música e mandando”, conta.

(Arisson MArinho/Arquivo CORREIO)
(Betto Jr./Arquivo CORREIO)
(Evandro Veiga/Arquivo CORREIO)
(Robson Mendes/Arquivo CORREIO)
(Paulo M. Azevedo/Arquivo CORREIO)

São muitos Carnavais na conta, então, é difícil para o músico escolher uma mais marcante. Mas Armandinho relembra aquele que, por muito tempo, foi o auge da festa na capital baiana, muito por conta da liderança de Osmar.

“O grande momento que eu esperava era o último dia, com o encontro de trios. Durante o dia, você tocar na cidade, vai passando e vendo coisa diferente. No encontro, era o momento em que você podia parar e tocar com os colegas. Tinha Luiz Caldas, Gerônimo, Baby do Brasil... a gente curtia muito mais porque ouvia cada vez um, parava pra brincar o Carnaval também em cima do trio, com meu pai comandando ‘Agora, vai você’”, lembra. Um tempo bom que segue vivo na memória de muita gente.

*Cenas de Carnaval é um oferecimento do Bradesco, com patrocínio do Hapvida e apoio de Vinci Airports, Fieb, Salvador Shopping, Unijorge, Claro, Itaipava Arena Fonte Nova e Sebrae

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/abner-pinheiro-publica-foto-com-bebe-nunca-vou-desistir-de-voce/
Briga após influencer baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-polemica-com-teste-de-dna-e-traicoes-sthe-vai-processar-abner/
Briga após influencer baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-live-com-miley-cyrus-anitta-e-chamada-de-icone-pop-brasileiro/
Cantoras conversaram via Instagram e dançaram Rave de Favela
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ajustes-deixaram-a-ranger-mais-competitiva/
Em vídeo, Antônio Meira Jr., explica o que mudou na picape da Ford
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-teste-de-dna-e-traicoes-abner-e-sthe-ganham-mais-de-16-mi-de-seguidores/
Treta após baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado do mundo nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/baco-exu-do-blues-lanca-ep-contra-o-tedio-da-quarentena/
Preso em casa, artista produziu nove faixas em três dias
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bolsonaro-muda-o-tom-e-diz-que-coronavirus-e-maior-desafio-da-nossa-geracao/
Presidente criticou isolamento mais rígico e voltou a ser alvo de panelaços; veja vídeos em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/leo-picon-admite-ser-o-ex-em-comum-de-manu-gavassi-e-rafa-kalimann/
Participantes do BBB falaram, no programa, que já se relacionaram com a mesma pessoa
Ler Mais