Cerca de 180 mil baianos devem ser imunizados na 1ª etapa da vacinação

45 mil doses ficarão em Salvador; as demais vão para o interior do estado

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de janeiro de 2021 às 12:56

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fernando Vivas/GOVBA

A Bahia deve vacinar cerca de 180 mil pessoas na primeira etapa da imunização, que começará nesta terça-feira (19). As primeiras doses da Coronavac devem chegar ao estado por volta das 18h. Segundo o governo baiano, foram encaminhadas 376.600 doses do imunizante - como são duas doses para completar a imunização, eles devem vacinar cerca de 180 mil. Neste primeiro momento, serão vacinados profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à covid-19 e em unidades de saúde de urgência e emergência, idosos que vivem em instituições de longa permanência e indígenas.

Assim que chegarem à Bahia, as doses da vacina serão levadas para a sede do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia. O local foi escolhido como ponto de guarda do imunizante e lá a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) preparou uma sala de refrigeração para abrigar as doses. A depender do horário da chegada, a estimativa é de que as vacinas permaneçam nesta sala por aproximadamente três horas.

Após a chegada na sede do Graer será iniciado o processo de separação e distribuição para os 417 municípios baianos. Segundo a Sesab, cerca de 45 mil doses serão disponibilizadas para a capital baiana e, por motivo de segurança, a quantidade das doses que serão destinadas aos demais municípios não será divulgada neste momento.

É possível que ainda hoje a primeira pessoa seja vacinada na Bahia, segundo o secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas. Essa pessoa deve ser um homem ou mulher que vive em uma instituição de longa permanência. “Após as primeiras vacinas chegarem a Bahia, nossa expectativa é que num período de 12 horas todas as doses estejam distribuídas para os municípios do estado, e no prazo de 24 horas após possamos iniciar a vacinação”, explicou.

A distribuição das vacinas para as cidades do interior vai acontecer com uso de aeronaves e caminhoões e caminhonetes, estes com escolta da Polícia Militar.

As cidades previstas para receber aeronaves com doses da vacina ainda na noite desta segunda-feira são: Barreiras, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Vitória da Conquista, com imunizantes que também atenderão ao município de Paulo Afonso, Petrolina (pouso) - com vacinas direcionadas a Juazeiro, Lençóis (pouso) - com vacinas direcionadas a Seabra, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.

Metade das vacinas que correspondem à segunda dose, prevista para ocorrer no prazo de um mês, serão armazenadas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi). 

Transporte O esquema especial de logística e transporte da vacina que foi montado sob coordenação da Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia Militar da Bahia, em parceria com a Sesab, prevê a utilização de sete aeronaves e mais de 240 veículos entre caminhões, furgões e caminhonetes.

Segundo o coronel Manoel Xavier, coordenador da logística de transporte das vacinas, toda a corporação está mobilizada. “Assim que a vacina estiver em Salvador, para os municípios mais próximos a distribuição será feita por via terrestre e os municípios até 300 quilômetros, por helicóptero. Para as demais cidades, a logística estabelece o uso de aviões. Todo o transporte será feito com acompanhamento de viaturas ou batedores. O Governo do Estado empreendeu todos os recursos da Segurança Pública para que as doses da Coronavac cheguem aos municípios o mais rápido possível”., diz.

A previsão é de que os locais de vacinação também contem com reforço policial para garantir a segurança  do processo.