Chapada Diamantina: Lençóis adia reabertura da cidade para turistas

Casos suspeitos de covid-19 aumentaram na última semana e prefeitura anunciou que não tem nova previsão de quando turistas poderão ir à cidade

  • D
  • Da Redação

Publicado em 31 de agosto de 2020 às 20:58

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Diego Mascarenhas/GOVBA

Prevista para reabrir ao turismo a partir desta terça-feira (1), a cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina, deve permanecer fechada para visitantes por tempo indeterminado. A prefeitura do município anunciou, nesta segunda-feira (31), que não tem nova data prevista de quando isso deve ocorrer.    De acordo a gestão, o adiamento se deu principalmente por causa do aumento de casos suspeitos de covid-19 na cidade e também devido à necessidade de aprovação de um projeto de lei que prevê multas para quem descumprir as medidas de restrição relacionadas à pandemia.    A prefeitura disse que o projeto está desde 14 de maio aguardando apreciação dos vereadores da cidade e que a votação deve acontecer nesta quarta-feira (2). A administração disse que este instrumento é essencial para a fiscalização e a implementação das medidas será feita já no mesmo dia.   Também foi apontado que a reabertura não pode ser feita devido ao número insuficiente de estabelecimentos turísticos vistoriados. Não foi informada a quantidade de locais que passaram por fiscalização. A prefeitura acrescentou que recebeu nesta segunda-feira uma recomendação do Conselho Municipal de Turismo (Contur) pedindo o adiamento para manter “o padrão de segurança, organização e qualidade oferecido costumeiramente por Lençóis aos turistas”.  Casos de covid-19   Segundo dados municipais, de 16 a 22 de agosto a cidade tinha um total de nove pacientes com sintomas de covid-19 que foram testados negativos. Já na semana de 23 a 30 de agosto, surgiram 34 pessoas com sintomas semelhantes à nova doença, um aumento de mais de 200%, e estes casos ainda estão em investigação.    “Esta última informação que se apresentou apenas neste último final de semana exige maior atenção por parte do poder público e de toda população. Desta forma, a Prefeitura de Lençóis deve anunciar nos próximos dias um novo plano de educação e conscientização para prevenção do avanço do novo coronavírus”, informou.

Ao todo, a cidade registrou 132 casos confirmados da doença e, deste total, seis pessoas seguem infectadas, conforme informações do boletim epidemiológico desta segunda (31).

Ver essa foto no Instagram

Boletim informativo do dia 31/08/2020.

Uma publicação compartilhada por Prefeitura de Lençóis-Ba (@prefeituralencois.ba) em