Chefe da arbitragem mostra imagem usada pelo VAR no gol do Inter

Leonardo Gaciba explica validação do gol do Inter; Bellintani contesta versão e rebate: "O VAR brasileiro é um armengue"

Publicado em 13 de junho de 2019 às 12:05

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução / SporTV

O primeiro gol sofrido pelo Bahia na derrota por 3x1 para o Internacional, na noite de quarta-feira (12), foi motivo de muita polêmica durante e depois do jogo realizado no Beira-Rio, em Porto Alegre. O motivo é um suposto impedimento de Rodrigo Lindoso no lance, que foi inicialmente anulado pela arbitragem de campo e validado após consulta ao árbitro de vídeo (VAR).

Não ficou claro o que levou o VAR a concluir pela posição legal de Lindoso, já que, pelo ângulo da imagem mostrada na transmissão televisiva - que não é paralelo à linha de fundo, porém é o mesmo utilizado na cabine da arbitragem de vídeo - o volante do Internacional parece estar à frente do zagueiro Jackson, do Bahia.

Nesta quinta-feira (13), o chefe de arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba, falou sobre o caso no programa Redação, do SporTV. Ele disponibilizou a imagem e explicou como o árbitro de vídeo chegou à decisão: utilizou um programa para traçar duas linhas paralelas à linha de fundo e, através delas, concluiu que o pé direito de Jackson dava condição legal a Lindoso no lance.

Veja na imagem abaixo, em que a linha vermelha está em Lindoso e a azul, em Jackson: Imagem utilizada na cabine do árbitro de vídeo é a mesma da transmissão da TV (Foto: Reprodução / SporTV) “A arbitragem tem que começar a mostrar como está trabalhando e o quão profissional é em relação ao futebol. Acho que isso faz parte do processo de evolução da arbitragem mundial e do futebol também. Mais próximo da retomada do Campeonato Brasileiro nós queremos fazer uma coletiva de imprensa, mostrar exatamente todos esses lances que foram utilizados pelo VAR, as imagens que são utilizadas no VAR, para que o público em geral comece a ver o quanto a gente está usando critérios nas nossas decisões dentro de campo”, declarou Gaciba. Ele afirmou que o nível de acerto da arbitragem brasileira em lances capitais subiu de 70% para 93% com o árbitro de vídeo.

Questionado por que a imagem com as linhas tracejadas não foi exibida durante o jogo, Gaciba afirmou se tratar de uma questão envolvendo os direitos de transmissão. “Nós temos um problema em relação à Fifa. Se os direitos de transmissão fossem da própria confederação brasileira, as imagens seriam todas da CBF e aí, como na Copa do Mundo, nós poderíamos divulgar as imagens esclarecedoras. Só que os direitos não são nossos. A gente utiliza as imagens que são feitas pelos canais que fazem a transmissão. A partir desse momento, nós não podemos colocar essa imagem no ar em relação à cabine do árbitro de vídeo”, contou.

“É um processo que nós estamos trabalhando em cima disso para que a gente consiga mostrar pelo menos a imagem esclarecedora. Uma foto como essa daí, acredito eu que teria acabado com toda a desconfiança do processo, teria dado credibilidade e até mesmo [acabado com] o desgaste das pessoas, que vendo aquela imagem em diagonal disseram que o jogador estava impedido claramente e duvidaram da tecnologia do árbitro de vídeo. É um processo longo, todos nós estamos aprendendo, mas é um passo que a gente pretende dar no futuro sem sombra de dúvida”, concluiu.

Bellintani contesta Gaciba e diz que VAR é um armengue A imagem que Leonardo Gaciba considera esclarecedora, no entanto, é considera como "inacreditável" pelo presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, que criticou a decisão da equipe de arbitragem ainda no Beira-Rio.

Nesta quinta, após a participação do chefe de arbitragem da CBF no SporTV, o dirigente expôs seu ponto de vista através do Twitter: "Resposta da CBF sobre o VAR é inacreditável. 1) Envia imagem a jornalistas e não ao clube que financia a tecnologia. 2) Mede a mão de Lucas como se fosse o pé de Jackson. 3) Usa linhas paralelas em vez de usar ponto de fuga. Aula básica de geometria (e de ética) faria bem".

Ele acrescentou: "Se intenção é esquecer o tronco e comparar pé de Lindoso com pé de Jackson, melhor olhar essa outra imagem aqui e ver qual pé está na frente. O tira-teima da Copa de 86 era melhor. Perde-se oportunidade de reconhecer erro e evoluir. Em bom baianês, o VAR brasileiro é um armengue".

[[publicidade]]